PUBLICIDADE

Nova 'moeda' mede reputação em redes sociais

16 set 2009 - 11h39
(atualizado às 11h47)
Compartilhar

Um novo serviço online, chamado The Whuffie Bank, pretende criar uma "conta corrente" para que as pessoas acumulem e distribuam "whuffies", uma espécie de "moeda social" que envolve a reputação em redes sociais.

'The Whuffie Bank' cria 'conta corrente' para medir reputação em redes sociais
'The Whuffie Bank' cria 'conta corrente' para medir reputação em redes sociais
Foto: Zumo Notícias

» Por fãs no Facebook, homem promete batizar filho de Batman

» Twitter prova que não é preciso ser jovem para ter sucesso

» Popularidade no Twitter define emoções de robô musical

Inicialmente, o The Whuffie Bank, criado na Argentina e lançado nesta terça-feira durante o evento TechCrunch 50, nos Estados Unidos, funciona apenas integrado ao Twitter.

Para fazer as contas de quanto "whuffie" você tem, o "banco" calcula citações públicas do seu nome, mede a influência dele, analisa o conteúdo das mensagens e verifica a reputação do usuário em relação a outros. Pelo site ou pelo Twitter é possível distribuir "whuffies" para conhecidos e "contratar" pessoas para lhe dar reputação/moeda. O uso do serviço online é gratuito.

Em tempo: "Whuffie" foi um termo criado pelo escritor e blogueiro Cory Doctorow no livro "Down and Out in the Magic Kingdom". Os planos do The Whuffie Bank, que diz atuar como uma organização sem fins lucrativos, é expandir o cálculo de Whuffie dos usuários para outras redes sociais, incluindo Facebook, FriendFeed e Digg.

No Top 10 de maiores "clientes" do Whuffie Bank já aparece o comediante brasileiro Rafinha Bastos, na sexta posição, com 152 mil whuffies. Na lista constam ainda músicos (Miley Cyrus, John Mayer, P. Diddy) e blogueiros (Perez Hilton), entre outros. O The Whuffie Bank é acessível no endereço thewhuffiebank.org.

Fonte: Zumo Notícias
Compartilhar
TAGS
Publicidade