PUBLICIDADE

Maria Sibylla Merian é lembrada pelo Google no 366° aniversário

Naturalista, ilustradora científica e entomologista desenhou em detalhes as fases da metamorfose da borboleta

2 abr 2013 - 10h44
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Maria Sibylla Merian estampou a nota de 500 marcos alemães, entre outras homenagens
Maria Sibylla Merian estampou a nota de 500 marcos alemães, entre outras homenagens
Foto: Wikimedia / Reprodução

Maria Sibylla Merian, naturalista e ilustradora científica que desenhou em detalhes os estágios da metamorfose das borboletas, é homenageada nesta terça-feira pelo Google. O doodle na página de buscas marca o 366° aniversário da entomologista suíça.

Depois de aprender a desenhar com seu padastro e passar dois anos em Amsterdã, Maria Sibylla viajou ao Suriname, onde observou a metamorfose das borboletas e as desenhou em detalhes, publicando "Metamorphosis insectorum Surinamensium" na volta à Europa - a obra exibia outros insetos latino-americanos.

Durante o tempo na colônia holandesa, a entomologista também criticou a escravatura e a maneira como índios e negros eram tratados no Suriname.

<p>Maria Sibylla Merian viajou ao Suriname e registrou detalhes de insetos, publicados na volta à Europa</p>
Maria Sibylla Merian viajou ao Suriname e registrou detalhes de insetos, publicados na volta à Europa
Foto: Reprodução

Maria Sibylla Merian faleceu em 13 de janeiro de 1717, aos 69 anos. Entre outras homenagens em reconhecimento a seu trabalho, a suíça estampou a nota de 500 marcos alemães (antes do euro).

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade