PUBLICIDADE

Hacker desafia polícia a matar charadas e achar pista em gato

10 jan 2013 - 10h27
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O hacker mais procurado do Japão não parece se importar de estar sendo caçado por agentes federais, ao contrário, ele inclusive resolveu provocar a polícia. Procurado por ameaças de violência na internet e por criar um vírus de computador, o hacker - ou a, não se sabe - entregou um memory card misterioso aos oficiais, segundo a AFP.

Cibercriminoso mandou perguntas a veículos de mídia dando as dicas de como achar o felino, que tinha memory card pendurado na coleria
Cibercriminoso mandou perguntas a veículos de mídia dando as dicas de como achar o felino, que tinha memory card pendurado na coleria
Foto: rocketnews24/YouTube / Reprodução

Infográfico: Jogo da memória: conheça hackers famosos e seus feitos

O artefato contendo detalhes sobre um novo vírus foi pendurado na coleira de um gato, e o animal foi solto em uma das ilhas próximas a Tóquio. Para encontrar o bicho, o hacker deu como "pista" uma série de charadas - enviadas, no dia 1°, a veículos de mídia, e não diretamente aos agentes.

"Isso é um convite ao um novo jogo", afirmava um dos e-mails enviado aos jornais e TVs japonesas, de acordo com o Sankei Shimbun, uma das publicações. O conteúdo exato do chip, encontrado pela polícia no dia 5, ainda está sendo investigado.

O cibercriminoso anônimo tem dado dores de cabeça aos agentes japoneses, que chegaram a prender quatro culpados que teriam confessado o crime. Após algumas semanas mantendo um deles sob custódia, o hacker verdadeiro mandou a um jornalista e a um advogado detalhes sobre os crimes que só o verdadeiro culpado poderia saber, segundo a agência policial japonesa.

De acordo com o Gawker, citando o RocketNews24, a polícia oferece cerca de US$ 34 mil por informações que levem à prisão do hacker, que teria sido apelidado de Enkaku.

Além de criar o vírus iesys.exe, que permite acesso remoto ao computador de usuários insuspeitos, o hacker também é acusado de ter ameaçado atacar o jardim de infância em que estudam os netos do imperador Akihito, além de outros locais.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade