Google usa "não rastrear" para coletar mais dados de usuários
1 mar2012 - 08h10
(atualizado às 08h33)
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Rafael Maia
Em janeiro de 2012, o Google anunciou que iria consolidar as mais de 70 políticas de privacidade distintas que regulavam todos os produtos da companhia em uma única, que passará a ser válida em 1º de março de 2012. A gigante das buscas justifica que a decisão vai ao encontro do pedido dos países de tornar as regras mais claras e, é claro, mais curtas. No entanto, o que se pode ler, nas entrelinhas do CEO Larry Page, é que o Google está dando um passo para trás para, na verdade, dar dois para frente.
A medida mais evidente é a criação de um botão "DNT" (Do not track, em português, "não rastrear"). Por meio dele, o usuário poderá definir a permissão para o Google sobre coletar e utilizar os dados do usuário para levantamentos, medidas de comportamento e diretrizes comerciais. É um avanço em favor da privacidade do internauta na rede. O que está por trás disso, porém, é que, uma vez que o botão "DNT" não for marcado, o gigante poderá fazer muito mais com os dados coletados.
A nova política de privacidade não permite que o Google retire, dos perfis do usuário, mais informações do que já são tiradas atualmente. O que muda é a finalidade dada a elas. A partir deste 1º de março, o gigante poderá fundir dados de modo mais profundo e desenhar cenários mais complexos para servir de base - e de alvo comercial - para diversos produtos da companhia ao mesmo tempo. Os dados da conta do Google+, rede social do Google, poderão ser fundidos com os da conta do Gmail, serviço de email da empresa, por exemplo, para estratificar de modo mais elaborado quem é o usuário na rede.
As mudanças não serão perceptíveis pelos usuários e não devem influenciar no dia a dia deles na utilização dos produtos da empresa, como o buscador, o Gmail, o Google+ e o YouTube, por exemplo. Até porque tudo o que o Google irá fazer com os dados, ele já poderia ter feito com ou sem o consentimento do usuário em qualquer época. A diferença é que, até então, os dados eram "ilhas isoladas" e o que um internauta faria no blog em uma conta do Blogger não tinha relação com o vídeo a que ele assistia no YouTube, por exemplo.
O ganho da companhia é comercial, a longo prazo. Anúncios com alvo mais claro podem se tornar mais eficazes. Se alguém posta fotos de um determinado local de viagem na rede social, por exemplo, publicidade relacionada a este local pode aparecer na página do YouTube, ou no próprio buscador da empresa. O efeito da nova política, para o usuário, é ter produtos que, embora tenham sido desenvolvidos para o consumo em massa, devem ser cada vez mais personalizados.
Há um ano, em janeiro de 2011, Larry Page, que é um dos fundadores do Google, assumiu o cargo de CEO - aquele que executa as medidas - no lugar de Eric Schmidt com o objetivo de fortalecer a companhia como desenvolvedora forte de produtos, e não somente de soluções. A criação do Google+ e o fôlego que ele ganhou, embora ainda pequeno perto do monstro chamado Facebook, são evidências disso. Unificar todos os produtos do Google é transformar a política de privacidade em moeda de venda. E, de venda e de produto, Larry Page entende.
O Google divulgou nesta quinta-feira a lista dos termos mais buscados do ano, tanto no Brasil quanto no mundo. O Zeitgeist, como é chamado o ranking, reflete os assuntos relevantes e de interesse da sociedade, bem como tendências de consumo, de comportamento e culturais. Veja, nas fotos a seguir, os termos mais pesquisados no mundo e no Brasil
Foto: AFP e Getty Images / Art by Terra
Global: 1. Rebecca Black - Friday pode até ter sido chamada de a pior música de todos os tempos, mas o fato é que tirou Rebecca Black do anonimato e levou a jovem cantora do YouTube direto para as paradas de sucesso
Foto: Getty Images
Global: 2. Google Plus - Como não poderia deixar de ser, a nova rede social do Google, o Google+, não poderia ficar de fora das buscas dos usuários ávidos para descobrir mais sobre o site que poderia concorrer com o Facebook
Foto: AFP
Global: 3. Ryan Dunn - Ryan Dunn era um dos astros do programa Jackass. O comediante morreu na noite do dia 19 de junho vítima de um acidente de carro na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ryan foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos
Foto: Getty Images
Global: 4. Casey Anthony - Em 5 de julho, a americana Casey Anthony foi inocentada das acusações de ter assassinado sua filha de 2 anos. A alegação da Promotoria era de que Casey, 25 anos, teria sufocado a pequena Caylee em 2008, com fita adesiva sobre sua boca e seu nariz. Só a notícia da absolvição bastou para que o mundo todo pesquissase seu nome no Google
Foto: Getty Images
Global: 5. Battlefield 3 - Lançado em outubro deste ano, o sucesso do jogo para vídeogame Battlefield 3 não foi parar nos termos mais buscados do Google à toa. Em uma semana, o game vendeu 5 milhões de unidades
Foto: AFP
Global: 6. iPhone 5 - Durante todo o ano sites e blogs de tecnologia de todo o mundo alimentaram o rumor de que 2011 teria um iPhone 5, mas no final das contas, somente uma versão, bastante incrementada, o iPhone 4S foi anunciado por Tim Cook, novo CEO da Apple com a renúncia e posterior morte de Steve Jobs
Foto: AFP
Global: 7. Adele - Com sua voz poderosa e o hit Rolling in the Deep, a cantora britânica Adele termina o ano como artista mais vendida do iTunes, artista do ano pela 'Billboard' e sétimo termo mais pesquisado do Google
Foto: Getty Images
Global: 8. TEPCO - O termo TEPCO, mas em japonês, foi um dos procurados de 2011. TEPCO é a usina nuclear atingida pelo terremoto do dia 11 de março no Japão que foi seguido por um tsunami que matou milhares
Foto: AP
Global: 9. Steve Jobs - A morte do confudador da Apple no dia 5 de outubro levou seu nome ao topo de todos os ranking. Só no Twitter seu nome apareceu em mais de 5,5 milhões de tweets em 12 horas após o anúncio de sua morte em decorrência do câncer
Foto: AFP
Global: 10. iPad 2 - A chegada do iPad 2, anunciado por um magro Steve Jobs em dois de março, também movimentou as buscas do Google em 2011
Foto: AFP
Brasil: Pesquisas de crescimento mais rápido - O Facebook foi o primeiro colocado da categoria. Em segundo lugar veio o termo BBB11, seguido de DDTank. Rebelde e Insensato Coração aparecem na sequência. Concursos 2011, Tumblr, Brasileirão 2011, Enem 2011 e Cordel Encantado completam a lista
Foto: Getty Images
Brasil: Pessoas - A cantora Paula Fernandes, que interpreta o hit Pássaro de Fogo, foi a pessoa mais buscada pelos usuários brasileiros no Google. Os cantores Bruno Mars e Gustavo Lima completam o pódio. Bruna Surfistinha, Katy Perry e Charlie Sheen vêm em seguida, com Scarlett Johansson, Avril Lavigne e Luan Santana na sequência. Michel Teló, cantor de "Ai, se eu te pego", é o décimo mais buscado
Foto: Getty Images
Brasil: Comidas e bebidas - A comida que os brasileiros mais pesquisaram foi bolo, com a variação cupcake aparecendo em segundo lugar e bolo de caneca em quarto. A terceira posição do ranking fica para a azeitona preta. Os que pilotam o fogão completam a lista da quinta à décima posição: estrogonofe de frango, yakisoba receita (termo), batata gratinada e nhoque de batata. A vodka Grey Goose e o prato panqueca americana vêm na sequência
Foto: Getty Images
Brasil: Instruções - Brasileiros usaram o Google para descobrir como fazer uma série de coisas, sendo a mais popular do ano "fazer Facebook". "Excluir Facebook", por outro lado, foi a segunda instrução mais buscada, com "recuperar Orkut" aparecendo em quarto lugar. "Tirar passaporte", "atualizar GPS" e "apagar histórico" vêm em seguida. O ranking segue com "calcular porcentagem", "excluir Twitter", "fazer panqueca" e "passar delineador"
Foto: Facebook / Reprodução
Brasil: Letras de música - A primeira é "Pra você", de Paula Fernandes, que emplacou ainda "Não Precisa", em quarto e quinto lugar, e "Sensações", em nono. O segundo e o terceiro lugares vão para "Um Beijo" (Luan Santana) e "Efeitos" (Cristiano Araújo e Jorge). "Teus Segredos" (Fernando e Sorocaba), "Clichê" (Sorriso Maroto) e "Planos Impossíveis" (Manu Gavassi) completam a lista. Apenas a décima colocada da categoria não toca no rádio: "Pôneis Malditos", viral de uma marca e carros
Foto: YouTube / Reprodução
Brasil: Filmes - A produção Thor foi a mais pesquisada por brasileiros em 2011. Transformers 3 aparece em segundo lugar e Rio, o filme, ambientado na Cidade Maravilhosa, em terceiro. O termo "Percy Jackson" vem em quarto, com "Amanhecer, o filme" em quinto. American Pie 8, Premonição 5 e Smurfs, o filme vêm na sequência. O termo "faroeste caboclo filme" e a produção Amores possíveis fecham a lista
Foto: Getty Images
Brasil: Compras - Na categoria de termos relativos a produtos, "câmera" ficou com a primeira colocação, com "porta-retrato digital" em segundo. "Chinelos de praia", "máquinas de café" e "bichinho de pelúcia" ficam com as posições seguintes. Os eletros "máquinas de pão" e "espremedores de frutas" vêm em quinto e sexto lugar. Os demais colocados são "bote inflável", "carrinho de corrida" e kit frescobol"
Foto: Getty Images
Brasil: Esporte - A Libertadores 2011 foi a campeã de buscas no Google entre brasileiros, e o campeonato de luta UFC Rio ficou com a medalha de prata - o bronze foi para o termo "muay thai". À parte Fórmula 1 2011 em oitavo lugar, todas as outras posições têm relação com futebol: Copa América 2011, Campeonato Paulista 2011, Campeonato Carioca 2011, tabela brasileirão 2011, Campeonato Mineiro 2011 e liga futsal 2011
Foto: Getty Images
Brasil: Destinos para viagem - A cidade de Orlando, na Flórida (Estados Unidos), foi o destino que mais interessou os brasileiros neste ano. Cancún (México) e Las Vegas (EUA) vêm na sequência. A Jamaica aparece em quinto lugar, a República Dominicana em oitavo e São Petesburgo (Rússia) em décimo. Na quarta posição está o termo "melhores destinos", na sexta, "hotéis" e na sétima, "réveillon 2012 pacotes". A nona colocação é da busca "viagem barata".
Foto: Raul654/Wikimedia / Divulgação
Brasil: O que é...? - Em 2011, o que é "ética" foi a principal pergunta dos usuários do País. "Sustentabilidade", "cidadania" e "biodiversidade" vêm em segundo, terceiro e quinto lugar. "Cordel" aparece em terceiro, "empreendedorismo" em sexto e "bullings" em sétimo. "Dicionário Aurélio" foi o oitavo termo mais buscado, e "GFIP" (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) e "responsabilidade social" completam o ranking