O Google Maps passará a ser disponibilizado na loja de aplicativos da Apple, informou o Google no blog oficial da companhia nesta quinta-feira. O aplicativo será compatível com qualquer modelo de iPhone, iPad ou iPod Touch que rodar iOS 5.1 ou versão superior.
A Apple lançou seu próprio serviço de mapas com o iPhone 5 em setembro e liberou o tão esperado iOS 6. No entanto, usuários reclamaram que o novo serviço de mapas da Apple, baseado nos dados da companhia holandesa de equipamentos de localização TomTom, tinha erros geográficos gritantes e não dispunha das opções que tornaram o Google Mapas tão bem-sucedido.
O sistema próprio de mapas da Apple foi anunciado em junho, juntamente com o iOS 6, e substituiu o Google Maps, que até então vinha carregado automaticamente no iPad e iPhone. A troca representou grande revés para o Google, que obtém metade do tráfego móvel ao seu serviço de mapas de aparelhos da Apple.
O Google destaca na apresentação do aplicativo que o serviço conta com 80 milhões de empresas e pontos de interesse, ferramentas como o Street View que incluem até mesmo uma navegaçção por dentro de lojas e bares, além de navegação por voz, navegação ponto-a-ponto, condições de tráfego ao vivo e informações de transporte público, serviços indisponíveis no Apple Maps.
O CEO da Apple, Tim Cook, concedeu recentemente uma entrevista à revista americana Business Week em que comentou o problema na ferramenta de mapas da companhia. "Nós fizemos bobagem", afirmou ele sobre o aplicativo de mapas. "Estamos colocando toda a nossa energia para fazer isso direito. E já tivemos várias atualizações de software. Temos um grande plano para torná-lo ainda melhor. Ele vai ficar melhor e melhor ao longo do tempo", garantiu.
Com informações da Reuters.
Apple: com críticas a mapas, CEO sugere outros serviços; conheça
