PUBLICIDADE

Fim do calendário maia tem homenagem em doodle do Google

21 dez 2012 - 08h37
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O fim do calendário maia, e do mundo, para alguns, inspira o doodle (logo) do Google desta sexta-feira, dia 21 de dezembro. no buscador, a pesquisa era registrada fim do calendário maya, com "y'", nesta manhã. Segundo a visão maia, neste dia 21 de dezembro terminará a era atual que foi iniciada em 3.114 a.C. e começará o primeiro B'aktun da era seguinte, data em que serão realizadas celebrações de governos e organizações maias da América Central.

Fim do calendário maia, ou "maya", para o Google é homenageado em doodle nesta sexta-feira, 21 de dezembro, dia do "fim do mundo"
Fim do calendário maia, ou "maya", para o Google é homenageado em doodle nesta sexta-feira, 21 de dezembro, dia do "fim do mundo"
Foto: Google.com / Reprodução

Qual o doodle mais legal de 2012? Escolha o seu favorito! 

Essas festividades, que incluem rituais ancestrais, seminários e eventos gastronômicos, entre outros, terão como ponto principal as cerimônias que serão realizadas nos sítios arqueológicos.

Os presidentes da Guatemala e de Honduras já anunciaram apoio às festividades.

O acontecimento também foi entendido por alguns, erroneamente, como a chegada do fim do mundo, uma teoria que foi rejeitada pelos herdeiros da civilização pré-hispânica, por cientistas e inclusive pela Igreja Católica. "O fim do período do quinto sol (que acontecerá no dia 21 de dezembro de 2012) dará passagem a uma nova era, na qual haverá mudanças positivas em todos os sentidos para a humanidade", segundo afirmaram sacerdotes e guias espirituais maias da Guatemala.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2012, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade