PUBLICIDADE

Filme de horror inspira moda de "vingança pornô" na internet

Filme "The Purge: Anarchy" incentivou a criação de contas no Twitter que expõem fotos íntimas de adolescentes

21 jul 2014 - 13h40
(atualizado às 13h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Cena do filme "The Purge: Anarchy", que inspirou a hashtag #twitterpurge
Cena do filme "The Purge: Anarchy", que inspirou a hashtag #twitterpurge
Foto: AP/Universal Pictures

Inspirada em um filme adolescente de horror, uma nova moda de “vingança pornô” está tomando conta das redes sociais. Com a hashtag #twitterpurge, algo como “purgação do Twitter”, em tradução livre, usuários estão espalhando fotos íntimas de conhecidos, como ex-namorados, pelo microblog. As informação são do The Guardian.

A hashtag foi criada no dia 19 de julho, mesma data de lançamento do filme de horror americano The Purge: Anarchy, cujo roteiro descreve uma noite do ano em que todo tipo de crime é permitido.

Um adolescente da área de Santa Clarita Valley, em São Francisco (Califórnia, EUA), foi responsável pela criação da hashtag, além de vários perfis no Twitter que replicam qualquer foto e post que se torna viral na rede social. As contas incentivavam outros usuários a compartilharem fotos nuas e em situações constrangedoras ou íntimas de pessoas que eles conhecem, inclusive com a identidade delas. Muitas imagens publicadas são de adolescentes menores de idade.

O Twitter removeu a conta original de acordo com sua política que proíbe a exploração de crianças, mas cópias dos perfis começaram a ser criadas novamente. As fotos se espalharam também pelo Facebook e Instagram.

O fenômeno de “vingança pornô” também foi responsável pela criação de sites que publicam as fotos. Casos de suicídio foram reportados, como o de uma brasileira de 17 anos que se matou em novembro de 2013 depois de suas fotos nuas terem sido publicadas na internet. No início de julho deste ano, um caso de uma menina de 16 anos que foi estuprada em uma festa viralizou no Twitter com usuários tirando sarro do ocorrido.

Quais dados o Facebook coleta de você? Conheça o que você concordou em fornecer Quais dados o Facebook coleta de você? Conheça o que você concordou em fornecer

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade