3 eventos ao vivo

Facebook muda algoritmo e explica como funciona o feed de notícias

6 ago 2013
16h57
atualizado às 18h26
  • separator
  • 0
  • comentários

O Facebook anunciou nesta terça-feira uma mudança no algoritmo do feed de notícias, sistema que decide quais das publicações deve priorizar na página dos usuários da rede social. A mudança de hoje melhora a maneira com que posts antigos voltam a aparecer no feed do Facebook. Além disso, a partir de hoje a companhia vai passar a explicar e detalhar como esse sistema funciona. 

Mudança no algoritmo ajuda a decidir quais histórias antigas o Facebook deve voltar a mostrar no feed
Mudança no algoritmo ajuda a decidir quais histórias antigas o Facebook deve voltar a mostrar no feed
Foto: Reprodução

"Com base no que ouvimos de nossos usuários e administradores de páginas, concluímos que precisávamos fazer um trabalho melhor de divulgação sobre atualizações do Feed", afirmou a companhia em nota. Para isso, a empresa vai publicar as mudanças em um blog (em inglês).

O que o algoritmo leva em conta?
Quantas vezes você interage com um amigo, página ou celebridade (como um ator ou jornalista)
O número de curtidas, compartilhamentos e comentários que um post recebe como um todo e de seus amigos, em particular
O quanto você interagiu com esse tipo de publicação recentemente
Se você ou outras pessoas no Facebook decidiram esconder ou denunciar um determinado post

No primeiro post, o Facebook explica o objetivo por trás do Feed de Notícias, que seria "entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, no momento apropriado, para que elas não percam nenhuma publicação importante". Para isso, o Facebook afirma que prioriza cerca de 300 histórias de uma média de 1,5 mil publicações diárias. 

"Com tantas histórias ao mesmo tempo, a chance de você deixar de ver algo importante seria alta caso o Facebook exibisse esses conteúdos de forma contínua e cronológica. A nossa classificação não é perfeita, mas em nossos testes, quando paramos de classificar e começamos a mostrar tudo em ordem cronológica, notamos que o número de publicações lidas, curtidas e comentadas diminui", afirma a rede social.

Na última atualização do algoritmo, o Facebook passou a passar para cima as publicações que não apareceram no Feed de Notícias por algum motivo. Isso vai acontecer se esse post ainda estiver recebendo muitas curtidas e comentários. 

Segundo o Facebook, antes dessa mudança, os usuários liam, em média, 57% das histórias em seu Feed de Notícias. Testes feitos com um pequno número de usuários mostra que, quando as histórias não lidas ressuregm no Feed, o número aumenta para 70%.

<a data-cke-saved-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/" href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/usuarios-facebook/">Tipos de usuários do Facebook</a>

<a data-cke-saved-href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/sedes-da-tecnologia/iframe.htm" href="http://tecnologia.terra.com.br/infograficos/sedes-da-tecnologia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade