PUBLICIDADE

Estudantes processam Google por monitorar Gmail

Empresa confirma que monitora e classifica e-mails dos usuários do programa "Apps para Educação"

19 mar 2014 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de nove estudantes da Califórnia, nos Estados Unidos, está processando o Google, alegando que o monitoramento do Gmail pela empresa viola leis de privacidade estaduais e federais, segundo o site da Education Week.

O serviço de e-mail do Google faz parte da iniciativa “Apps para Educação”, que fornece aplicativos voltados para a educação gratuitamente para escolas e instituições. Uma porta-voz do Google confirmou à publicação que a empresa monitora e classifica os e-mails de todos os usuários do programa educacional para uma variedade de propósitos, inclusive para potencial publicidade. O monitoramento é automático e não pode ser desligado, mas a empresa diz que os dados coletados não são usados para enviar propaganda para os usuários do “Apps para Educação”, a não ser que eles escolham recebê-los.

A porta-voz também reforça que o rastreamento de e-mails pode ajudar em funções como proteção de vírus, correção de ortografia, e a classificar a caixa prioritária do Gmail, mas que não há processamento de informações armazenado em nenhum aplicativo do programa.

Especialistas dizem que o caso é “altamente preocupante” e que deve alavancar desconfiança nacional com a proteção das informações educacionais privadas das crianças. “Isso deve chamar a atenção do Departamento de Educação dos Estados Unidos, da Comissão Federal do Comércio e de legisladores estaduais. A privacidade dos estudantes está sob ataque”, declarou Khaliah Barnes, advogada do Centro de Privacidade de Informações Eletrônicas (EPIC, na sigla em inglês).

Os estudantes querem certificar o processo em uma ação coletiva, o que poderia resultar na compensação financeira para milhões de usuários do Gmail. Eles também querem que o Google melhore a divulgação de suas práticas.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/" href="http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/curiosidades-sobre-o-google/">10 curiosidades sobre o google</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade