PUBLICIDADE

Engenheiro do Google ganha prêmio da NSA por estudo em privacidade

29 jul 2013 - 12h26
(atualizado às 19h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Joseph Bonneau pesquisou 70 milhões de passwords para entender porque a maioria dos usuários cria senhas fracas</p>
Joseph Bonneau pesquisou 70 milhões de passwords para entender porque a maioria dos usuários cria senhas fracas
Foto: Divulgação

O engenheiro do Google Joseph Bonneau foi o primeiro vencedor do prêmio Melhor Artigo Científico sobre Cibersegurança, criado pela NSA - a agência nacional de segurança americana acusada de espionagem em massa. Segundo o The Verge, no artigo A ciência da adivinhação Bonneau analisa mais de 70 milhões de senhas em uma tentativa de entender porque a grande maioria dos usuários escolhe senhas tão fracas.

"Até mesmo comunidades linguísticas completamente distintas escolhem as mesmas senhas fracas", conclui o engenheiro. Em um post no blog dos cientistas de computação de Cambridge, Bonneau agradece o prêmio mas critica a NSA.

"Não acredito que uma sociedade livre é compatível com uma organização como a NSA na sua forma atual", opina, após rechaçar os esforços da agência americana de coletar dados privados de usuários do mundo todo em larga escala. Apesar da crítica, o engenheiro acredita que o principal problema não está no QG da NSA, em Fort Meade, mas em Washington.

"Nosso foco deve continuar em dominar o debate público sobre vigilância e em desenvolver tecnologias que aumentem a privacidade", avaliou. "Mas espero que esse programa de prêmios (da NSA), criado para ampliar o engajamento com os pesquisadores acadêmicos, possa ser um passo pequeno mas positivo", concluiu.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade