0

Crescem no Google buscas pelo termo 'Em quem votar'

Pesquisas de brasileiros mais que dobraram na última semana

5 out 2018
16h11
atualizado às 17h07
  • separator
  • comentários

A dois dias do primeiro turno das eleições 2018, o termo "em quem votar" segue crescendo nas buscas no Google. Na comparação com a última semana, o interesse dos usuários brasileiros mais que dobrou na reta final para o pleito.

Os números mais altos foram registrados na quinta-feira, 4, às 20 horas, horário de divulgação do mais recente levantamento de intenções de voto do Instituto Datafolha, e nesta sexta-feira, 5, à 1 hora, cerca de 15 minutos após o fim do debate da Globo com os candidatos a presidente da República.

"Presidente", "senador" e "deputado federal" estão entre os principais termos relacionados às buscas "em quem votar". Também estão associados questionamentos sobre voto em branco e a ordem de votação na urna eletrônica no próximo domingo, 7.

Segundo levantamento feito pelo Estado na plataforma Google Trends*, a média do interesse de pesquisas para "em quem votar" na quinta-feira, 4, foi de 71,9 pontos, em uma escala de 0 a 100. Há uma semana, a média das buscas pelo termo registravam 26,43 pontos. O aumento total foi de 45,47 pontos.

Picos de buscas mais recentes para o termo "em quem votar" foram registrados após divulgação de pesquisa Datafolha e do debate da Globo
Picos de buscas mais recentes para o termo "em quem votar" foram registrados após divulgação de pesquisa Datafolha e do debate da Globo
Foto: Reprodução/ Google Trends / Estadão

Dúvidas sobre o dia da votação

Nos últimos 7 dias, o Google Trends identificou ainda o interesse dos usuários em pesquisas sobre como encontrar o local de votação, como justificar o voto e o que acontece caso o eleitor não vote.

Nestes casos, entre as buscas relacionadas estão consultas também sobre candidatos a deputado federal e sobre o número de senadores que cada eleitor terá de votar nas eleições 2018.

Saiba quem são os candidatos nas eleições 2018

Se você também não decidiu em que votar, o Estado produziu uma página exclusiva com todos os candidatos que disputam as eleições 2018. para acessar.

No link, é possível buscar e conferir quem são os concorrentes por nome ou número, cargo, região, partido, gênero, idade, etnia, grau de instrução e outros filtros.

*) Os números citados nesta matéria dizem respeito aos índices de busca registrados no Brasil, na categoria "eleições e campanhas", das 00 horas do dia 28 de setembro até 13 horas desta sexta-feira,5.

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade