PUBLICIDADE

Doodle homenageia Ada Lovelace, primeira programadora da história

10 dez 2012 - 08h12
Compartilhar

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois foi quem escreveu o que hoje se considera o primeiro algoritmo para ser interpretado por uma máquina. A Condessa de Lovelace era matemática e trabalhou com Charles Babbage na máquina analítica, também chamada computador mecânico.

Matemática escreveu algoritmo em 1842 para computador mecânico
Matemática escreveu algoritmo em 1842 para computador mecânico
Foto: Reprodução

Filha do poeta Lord Byron, embora sem nunca ter tido contato com ele, Ada traduziu em 1842 um artigo do italiano Luigi Menabrea sobre o funcionamento da máquina analítica, mas acrescentou notas à tradução que eram mais longas do que o texto em si. A última seção das anotações da condessa descreve o que é considerado o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli.

O algoritmo teria funcionado se a máquina de Babbage tivesse realmente sido construída, mas o projeto só foi realmente concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres.

Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer outras operações além de simplesmente fazer contas com números.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Para ver alguns dos doodles do terceiro trimestre de 2012, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade