PUBLICIDADE

Criador do Twitter lança transferência de dinheiro por e-mail

16 out 2013 - 16h51
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Usuário só precisa digitar o e-mail do destinatário e inserir o valor da transferência no campo 'título'
Usuário só precisa digitar o e-mail do destinatário e inserir o valor da transferência no campo 'título'
Foto: Reprodução

A Square, startup de Jack Dorsey, cocriador do Twitter, lançou na terça-feira o Square Cash, ferramenta que permite fazer transferência de dinheiro através de e-mails. O processo é focado na simplicidade: basta enviar um e-mails para o contato, com o valor da transação no assunto, e o e-mail da startup em cópia.

Na primeira vez em que usa o sistema - por enquanto disponível apenas para usuários americanos -, quem envia o dinheiro precisa registrar o número do cartão de débito, endereço da fatura e data de vencimento. Quem recebe dinheiro a primeira vez precisa fazer o mesmo - o Square Cash avisa que a pessoa recebeu a transferência.

Usuário pode usar o corpo do e-mail para deixar uma mensagem para quem vai receber o dinheiro
Usuário pode usar o corpo do e-mail para deixar uma mensagem para quem vai receber o dinheiro
Foto: Reprodução

Segundo o diretor de Produto da Square, Brian Grassadonia, ao TechCrunch, a ideia principal do produto é tornar pagamentos e compras mais simples. Até então, o foco da empresa era em comerciantes, com máquinas que adaptavam tablets como se fossem leitores de cartão de crédito. "Esse produto foi realmente criado para duas pessoas que trocam dinheiro, enquanto o Square Wallet (outro app de compras da startup) foi feito para consumidores comprando coisas de uma loja", diz Grassadonia.

A transferência leva até dois dias úteis para ser realizada, e quem recebe o dinheiro tem 14 dias para registrar seu cartão e concluir a transferência. A Square manda e-mails de lembrança a cada dois dias. A versão anunciada ontem difere do modelo beta do início do ano ao não cobrar taxa nenhuma pela transação - antes, cada transferência custava US$ 0,50.

A novidade vem acompanhada de aplicativos para Android e iOS. A tela inicial pede o valor da transferência, e em seguida abre uma mensagem de e-mail com o app nativo do smartphone ou tablet, já pré-preenchido. O usuário só precisa preencher o destinatário, e pode usar o corpo do e-mail para deixar uma mensagem.

"Queremos que (o serviço) seja uma extensão do seu mundo offline, de modo que a não importa onde você esteja, você possa enviar dinheiro a qualquer pessoa", resume Grassadonia ao site americano. Sobre concorrentes como Google Wallet e Venmo, o executivo diz que o Square Cash se destaca porque você não precisa ter uma conta com login, só precisa digitar o número do cartão de débito.

Além disso, o Square Cash funciona com qualquer cliente de e-mail que seja da escolha do usuário, diferente por exemplo do Google Wallet, que se linka somente ao Gmail. Sobre o Square Cash integrar-se aos contatos do Facebook, a exemplo do Venmo, Grassadonia diz que ainda não há planos nesse sentido, porque a empresa quer manter o app leve.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade