PUBLICIDADE

Criador do Tumblr entrega prêmio a criador do GIF: "se diz JIF"

22 mai 2013 - 08h11
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Pai do GIF recebe o prêmio das mãos do criador do Tumblr
Pai do GIF recebe o prêmio das mãos do criador do Tumblr
Foto: Divulgação

O criador do formato de imagem GIF, Steve Wilhite, recebeu na noite de terça-feira em Nova York o Webby Awards, considerado o "Oscar da internet", das mãos do criador do Tumblr, David Karp. Reconhecido com o prêmio Lifetime Achievement por sua contribuição na criação do formato de imagem, Wilhite afirmou no palco que todos erram ao pronunciar a palavra. "Se pronuncia JIF, não GIF", afirmou em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, que no Webby Awards, tradicionalmente, pode ter no máximo cinco palavras.

"Apesar dos avanços na tecnologia de imagem e animação em movimento na web, o GIF continua a ser um produto básico entre os formatos de imagem usados para espalhar notícias e informações", justificou a organização ao dar o prêmio de realização da vida ao criador do GIF.

O formato de imagem GIF (Graphics Interchange Format), muito popular para criar arquivos animados na internet, completou 25 anos em 2012. Mesmo um quarto de século depois, o formato de imagem continua muito popular. Atualmente, muitos blogs e Tumblrs utilizam o formato para fazer humor.

O GIF foi eleito Palavra do Ano de 2012 pela equipe da editora Oxford University Press dos Estados Unidos. "A palavra GIF chega a um marco histórico em 2012, e ganha relevância ao ser usada também como verbo, não só como substantivo", destacou na época a chefe da divisão de Dicionários da Oxford Press americana, Katherine Martin. Isso porque, em inglês, já se diz frases como "vou 'GIFar' essa cena", querendo dizer transformar o momento em GIF, por exemplo.

Os atores Kevin Spacey e Robin Wright participaram da premiação
Os atores Kevin Spacey e Robin Wright participaram da premiação
Foto: Reprodução

O Webby Awards reconhece desde 1996 os melhores conteúdos da web e é aclamado como o "Oscar da internet". Os vencedores foram divulgados em abril. O cantor Frank Ocean levou o prêmio de Personalidade do Ano, depois de revelar em um post no Tumblr que seu primeiro amor foi um homem. Além disso, o vídeo Dumb Ways to Die (Formas Estúpidas de Morrer, em tradução livre), criado pelo metrô de Melbourne, foi o grande vencedor, com sete prêmios, incluindo o de Vídeo Viral do Ano.

A ferramenta de armazenamento de arquivos na nuvem Dropbox levou seis prêmios, seguido pelo aplicativo Google Maps para iPhone, e pela ferramenta de blogs Tumblr, com cinco prêmios cada, e pela plataforma de vídeos por streaming HBO Go e pela rede social Pinterest, com quatro prêmios cada um.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade