1 evento ao vivo

Criador do termo "meme" encabeça lista de pensadores mais importantes

O biólogo evolucionista Richard Dawkins venceu enquete realizada pela revista 'Prospect', que teve a participação de 10 mil pessoas

25 abr 2013
15h19
atualizado às 16h02
  • separator
  • 0
  • comentários

O biólogo evolucionista que cunhou o termo "meme" há 37 anos, Richard Dawkins, foi escolhido o maior pensador da contemporaneidade em uma enquete promovida pela revista Prospect.  Dawkins criou o termo "meme" no artigo O Gene Egoísta, publicado em 1976 pela editora da Universidade de Oxford. Ele se referia à unidade mínima da memória, ao "botão" que despertava a lembrança de um acontecimento em uma pessoa.

Richard Dawkins criou o termo "meme" em 1976
Richard Dawkins criou o termo "meme" em 1976
Foto: Mike Cornwell / Reprodução

Com o surgimento da internet e com a popularização da ferramenta, o termo "meme" ganhou outros significados. Usuários da internet atualmente usam o termo para reproduzir um acontecimento e fazer piada em cima dele em diversas outras situações - uma maneira de lembrar o que aconteceu e destacá-lo da superfície daquilo que é usual no cotidiano.

Além da criação do termo, a revista destaca que o biólogo "também é prolífico no Twitter, com mais de meio milhão de seguidores, e seu sucesso nesta pesquisa atesta a sua popularidade online".

Aparecem na lista também nomes como o político afegão Ashraf Ghani, o linguista Steven Pinker , o ex-ministro iraquiano Ali Allawi e o economista Paul Krugman.

Fotos de Scarlett Johanson nua viram meme na web; veja:

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade