PUBLICIDADE

Coreia do Sul: ataque virtual sofrido pelo país teve origem na China

21 mar 2013 - 05h05
(atualizado às 05h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades sul-coreanas afirmaram nesta quinta-feira que os ataques cibernéticos sofridos pelo país ontem foram rastreados e têm como origem a China. Investigadores identificaram um endereço de IP  chinês como base para o ataque que derrubou ou paralisou milhares de computadores de bancos e emissoras de televisão na Coreia do Sul, segundo informações da agência AP.

Park Jae-moon, diretor de rede da Comissão de Comunicação da Coreia do Sul, disse que o ciberataque teve origem na China.
Park Jae-moon, diretor de rede da Comissão de Comunicação da Coreia do Sul, disse que o ciberataque teve origem na China.
Foto: EFE

Apesar da evidência do IP ligar o ataque à China, a suspeita ainda recai sobre a vizinha Coreia do Norte, uma vez que a manipulação de endereços de IP é uma manobra geralmente utilizada por hackers em todo mundo.

O ciberataque não afetou o governo ou o setor militar sul-coreano, e aparentemente ainda não há relatos de que dados bancários foram comprometidos, ainda que o ataque tenha causado grande impacto entre a população do país, altamente dependente da internet.

Nessa quarta, servidores das redes de televisão YTNMBC KBS foram afetados, assim como os bancos Shinhan e NongHyupo , informaram a polícia e autoridades do governo. Pelo menos alguns dos computadores afetados pelos ataques tiveram uma quantidade não revelada de arquivos deletados, de acordo com as autoridades.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade