PUBLICIDADE

Coreia do Norte proíbe estrangeiros no acesso livre ao Wi-Fi

A ordem foi declarada após a revista "The Diplomat" ter noticiado que o preço dos imóveis com acesso à rede estava aumentando

11 set 2014 10h29
| atualizado às 15h31
ver comentários
Publicidade
<p>Em 2013, Kim Jong-Un apareceu com um smartphone sobre a mesa e gerou especulações sobre a marca do aparelho ser a Samsung - proibida no país</p>
Em 2013, Kim Jong-Un apareceu com um smartphone sobre a mesa e gerou especulações sobre a marca do aparelho ser a Samsung - proibida no país
Foto: AFP

A Coreia do Norte proibiu os estrangeiros que moram no país de acessar a internet via Wi-Fi, aparentemente para evitar que cidadãos coreanos possam usar a rede. Segundo um decreto governamental publicado nesta quinta-feira pela revista norte-coreana online, "NKNews", estão cientes as embaixadas, as ONGs e os funcionários estrangeiros presentes no país, que "o uso desta conexão sem fio está proibida, porque produz alguns efeitos", que não são especificados.

O Departamento Regulador da Rádio da Coreia, que assinou o documento no dia 13 de agosto, explica que os estrangeiros que desejarem voltar a utilizar a conexão, deverão consultar a organização governamental. O comunicado adverte que aqueles que não respeitarem a proibição terão que pagar uma multa de 1,5 milhão de wons (aproximadamente R$ 25 mil).

A ordem foi declarada após a revista "The Diplomat" ter noticiado que o preço dos imóveis com acesso à rede, próximos aos órgãos governamentais estava aumentando, em agosto, consideravelmente.

A medida imposta pelo departamento foi motivada pela vontade dos cidadãos de usar o Wi-Fi livre, já que este benefício era liberado apenas para as elites do regime comandado por Kim Jong-un que tinham permissão para se conectar.

Especialistas entrevistados pela "NKnews" consideraram que o fato do Departamento Regulador de Rádio tornar possível o uso do sistema sem fio mediante consulta, pode significar que as autoridades exijam senhas para evitar o acesso sem autorização.

Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa

EFE   
Publicidade
Publicidade