PUBLICIDADE

Atualização do Google Maps mostra rotas de ônibus e trem

6 jul 2011 - 15h55
(atualizado às 16h13)
Compartilhar

O Google lançou nesta terça-feira a versão 5.7 do aplicativo Google Maps para o Android, que traz ótimas notícias para quem anda de ônibus, trens e metrô. Agora, o app conta com instruções passo a passo para rotas de transporte público, indicando quais ônibus pegar e em qual ponto descer.

App já disponibiliza rotas em São Paulo. Na imagem, o Maps mostra como ir de ônibus da Mooca a Perdizes
App já disponibiliza rotas em São Paulo. Na imagem, o Maps mostra como ir de ônibus da Mooca a Perdizes
Foto: Reprodução

Alguém pode estar se perguntando qual a grande novidade, já que já há um bom tempo o Google Maps conta com as rotas de transporte público. Porém, agora estas rotas poderão ser acompanhadas com instruções em tempo real, assim como as navegações em automóveis.

No blog oficial da companhia, o Google revela que o Google Maps Navigation conta com quase 20 bilhões de quilômetros de rotas de GPS e que agora possui mais uma versão, o "Transit Navigation". De acordo com a publicação, os usuários do sistema terão instruções detalhadas dos caminhos de ônibus, com indicações, por exemplo, de que ponto descerem ou quando é preciso fazer uma conexão.

Para utilizar o serviço, basta traçar uma rota por transporte público e clicar no ícone de navegação (a seta azul no canto superior direito). O aplicativo funciona mesmo em background, enviando notificações para o usuário sobre os próximos passos, como por exemplo "Desça na próxima parada", e inclusive vibra quando este próximo passo está muito perto.

Existem, no entanto, duas ressalvas quanto ao app. É preciso lembrar que o serviço ainda é beta - assim como a navegação para automóveis. Isso quer dizer que existe a possibilidade de erros. Em outras palavras, é melhor não confiar cegamente na navegação. É melhor olhar bem onde está descendo do ônibus. Além disso, como o sistema é baseado em GPS, muito dificilmente o sinal funcionará dentro dos túneis do metrô.

O aplicativo já está disponível para atualização no Android Market. Um vídeo de divulgação no YouTube (goo.gl/vKd2l) dá uma pequena amostra de como funciona o app.

Entre as cidades brasileiras com as rotas estão Porto Alegre (somente linhas de trem), São Paulo, Brasília (somente trem), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife (somente trem).

Geek
Compartilhar
TAGS
Publicidade