2 eventos ao vivo

Internet Archive vai guardar e emular jogos em Flash

Internet Archive disponibiliza emulação de animações e jogos feitos em Flash pelo navegador sem depender do plugin instalado

20 nov 2020
11h52
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Falta pouco para o encerramento do Flash Player, mas isto não significa que as animações e os jogos que dependem do plugin cairão no esquecimento. O Internet Archive anunciou, nesta quinta-feira (19), que vai guardar e emular conteúdos feitos com o recurso diretamente pelo navegador.

Acerco do Internet Archive com jogos para Adobe Flash Player (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Acerco do Internet Archive com jogos para Adobe Flash Player (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Foto: Tecnoblog

Parte do projeto The Emularity, os conteúdos em Flash serão armazenados e emulados no site da organização. Dessa forma, os usuários poderão ter acesso a jogos e animações que fizeram fama nos anos 2000, além de outros tipos de conteúdos, mesmo após o encerramento do Adobe Flash Player, assim como os títulos para MS-DOS.

"O Flash está em perigo real de afundar no mar, porque depende de um reprodutor proprietário específico disponível. Como o Adobe Flash foi descontinuado, muitos sistemas operacionais removerão automaticamente o player do navegador e do sistema", anunciaram. "Mais do que apenas descartar o suporte, a perda do player significa que a capacidade de qualquer pessoa experimentar o Flash também está diminuindo".

A emulação será realizada através do Ruffle, responsável por executar os conteúdos como se o plugin estivesse instalado no navegador. Os usuários também poderão enviar seus próprios arquivos SWF ao acervo da organização para que todos tenham acesso e para registrar parte da história da internet.

Atualmente, mais de 500 conteúdos estão disponíveis para visualização e reprodução em navegadores compatíveis com WebAssembly, incluindo jogos que marcaram os anos 2000. O acesso é realizado através do site do Internet Archive (archive.org).

Adobe Flash será descontinuado em dezembro

O fim do Adobe Flash Player está próximo. A partir de 31 de dezembro de 2020, o plugin não receberá mais atualizações e não será mais distribuído pela Adobe. A companhia recomenda a remoção do Flash antes mesmo do encerramento.

Outras companhias também se moveram para o encerramento do plugin. É o caso da Microsoft, que começou a emitir alertas sobre o fim do Flash Player no Internet Explorer em meados de setembro de 2020. A Mozilla também anunciou o fim do suporte ao plugin no Firefox a partir de janeiro.

Com informações: Internet Archive (Blog)

Internet Archive vai guardar e emular jogos em Flash

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade