3 eventos ao vivo

Intel troca CEO Bob Swan após dois anos no cargo

No lugar de Bob Swan na Intel entrará Pat Gelsinger, atual CEO da VMware e um dos projetistas do chip 80486

13 jan 2021
15h35
atualizado às 21h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Mudança importante na Intel: a companhia anunciou, nesta quarta-feira (13), que Bob Swan deixará o posto de CEO da companhia em 15 de fevereiro. Em seu lugar entrará Pat Gelsinger, atual CEO da VMware e um dos projetistas do icônico processador Intel 80486.

Bob Swan (imagem: divulgação/Intel)
Bob Swan (imagem: divulgação/Intel)
Foto: Tecnoblog

Bob Swan assumiu o comando da Intel interinamente em junho de 2018. Meses depois, o executivo, que antes disso atuava como diretor financeiro da companhia, foi nomeado CEO definitivo com a missão de atenuar os problemas enfrentados durante a administração de Brian Krzanich, como o escândalo Meltdown e Spectre.

O problema é que, ao longo desses pouco mais de dois anos, a Intel se viu cercada de novos obstáculos. Só para dar alguns exemplos, a companhia teve que vender a sua divisão de modems 5G, viu a rival AMD avançar com os processadores Zen e, mais recentemente, perdeu a Apple como cliente graças à chegada do processadores M1.

Como observa a CNBC, Swan enfrentou críticas no comando da Intel por ter um perfil mais financeiro do que técnico. Antes de atuar como diretor financeiro da companhia, ele assumiu postos semelhantes em empresas como eBay e General Atlantic.

Pat Gelsinger é diferente. Embora, hoje, esteja à frente da VMware, o executivo trabalhou por 30 anos na Intel e chegou a ser o primeiro diretor de tecnologia da companhia. Como já dito, um dos trabalhos mais notáveis de Gelsinger foi ter contribuído para o projeto do chip 80486.

Pat Gelsinger (imagem: divulgação/VMware)
Pat Gelsinger (imagem: divulgação/VMware)
Foto: Tecnoblog

Um perfil mais técnico pode ajudar a Intel a se adaptar com mais eficiência às nuances atuais do mercado de semicondutores. Embora a companhia continue sendo referência no assunto, ela vem sendo criticada por ter atrasado a entrega de chips de 10 nanômetros, por exemplo.

Entre investidores e lideranças, o clima parece ser de otimismo. Pelo menos é o que podemos presumir da declaração de Omar Ishrak, presidente do conselho da Intel:

O conselho está confiante de que Pat, junto com os outros líderes, garantirá a execução firme da estratégia da Intel de promover a liderança de seu produto e aproveitar oportunidades significativas que surgirem à medida que a companhia continua a se transformar em um negócio de CPU para uma multiempresa de XPU [que desenvolve vários tipos de processadores].

Omar Ishrak

Coincidência ou não, o anúncio da saída de Bob Swan surge apenas alguns dias depois de um dos investidores exigir que a Intel reaja diante do avanço de concorrentes como AMD e Apple.

Intel troca CEO Bob Swan após dois anos no cargo

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade