O Instagram anunciou nesta segunda-feira, 17, que o seu Guia para Pais agora tem uma versão em português. Os pais podem acessar um site (ou então um documento disponível para download) que reúne dicas de como lidar com os filhos quando o assunto é rede social, em especial, Instagram.
"Estamos aqui para explicar o que é o Instagram, sugerir algumas maneiras de conversar sobre esse tema com seu filho e mostrar algumas das ferramentas disponíveis para mantê-lo seguro", diz o Instagram, no início do guia.
As dicas se concentram principalmente em explicar funções como gerenciamento de privacidade, controle de interações e gerenciamento de tempo. Este último é um recurso do Instagram lançado em agosto, que pretende ajudar os usuários a controlar o tempo gasto na rede social.
O guia tem também um conjunto de dez perguntas indicadas para guiar uma conversa dos pais com os filhos sobre o Instagram. As perguntas foram desenvolvidas em colaboração com a especialista em educação e mídia social Ana Homayoun. Para os pais mais analógicos, há um glossário com os termos mais usados dentro da plataforma do instagram, como feed e stories.
"Não se trata de monitoramento, mas de garantir que você possa confiar e tenha um diálogo contínuo sobre as atividades dele", disse Eddie Ruvinsky, diretor de engenharia do Instagram, no vídeo de divulgação do recurso, que conta com depoimentos de funcionários do Instagram que são mães ou pais.
O Guia para Pais, segundo o Instagram, faz parte de um esforço da empresa em tornar a rede social um lugar seguro e positivo. "Sabemos que o universo das mídias sociais continuará a mudar e estamos comprometidos em estar aqui ao longo de todas as etapas desse caminho para garantir que pais e filhos tenham as ferramentas necessárias para fazerem as escolhas certas e mais adequadas para cada família", disse Marne Levine, diretora de operações do Instagram, em publicação no blog da empresa.
Direct - O Instagram lançou em 2013 um recurso chamado de Direct, que permite que usuários troquem imagens e vídeos de forma privada, em uma espécie de chat entre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeos - “Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à rede social em 2013. Inicialmente, só era possível postar vídeos de 15 segundos. Em 2016, a empresa liberou vídeos com até um minuto.
Foto: Instagram / Estadão
Avanços na plataforma web - Em 2013, o Instagram desenvolveu um feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 colocou no ar ferramentas de pesquisa para a plataforma. Dois anos depois, a rede social anunciou uma novidade que faltava para completar a sua plataforma para computadores: a postagem de fotos direto pela web.
Foto: Instagram / Estadão
Stories - Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram, o Stories, com a proposta de ser um recurso que exibe imagens e vídeos que somem depois de 24 horas – algo que já existia no rival Snapchat. A ideia, apesar de controversa, pegou: Em abril do ano passado, o Stories chegou a 200 milhões de usuários. Em agosto do mesmo ano, os Stories passaram a ser exibidos também na web.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeo ao vivo - Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo. As transmissões feitas no Instagram não ficam armazenadas no aplicativo -- os vídeos em tempo real desaparecem assim que a sessão for encerrada.
Foto: Instagram / Estadão
Máscaras no Stories - Com as máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. Além das máscaras, o Instagram também anunciou em 2017 o recurso de Rebobinar — disponível junto com Boomerang e o Mãos livres.
Foto: Instagram / Estadão
Álbum - Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos: a partir desse momento, os usuários passaram a poder publicar até 10 fotos e vídeos por postagem.
Foto: Instagram / Estadão
Chamadas de vídeo em grupo - A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo. As chamadas são feitas por meio da aba de mensagens privadas, com até quatro pessoas ao mesmo tempo.
Foto: Instagram / Estadão
Bem-estar digital - O Instagram lançou em agosto de 2018 funções para ajudar os usuários a controlar o tempo gasto na rede social. As ferramentas permitem que qualquer pessoa veja quanto tempo gastou navegando nos aplicativos nos últimos sete dias, controlem suas notificações e até estabeleçam um limite do “tempo ideal” a ser dedicado às duas plataformas.