PUBLICIDADE

Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida

Saiba como recuperar sua conta do Instagram caso tenha sido hackeado e veja o que você precisa fazer para se proteger

14 jan 2022 16h50
ver comentários
Publicidade

Se você notou coisas estranhas acontecendo no seu Instagram é muito provável que sua conta tenha sido hackeada. Há vários fatores que podem contribuir para essa invasão, mas antes de entrar em pânico e pedir ajuda até de desconhecidos, explicaremos cada etapa de segurança e o que você ainda pode fazer para tentar recuperar sua conta. Se você ainda tem acesso ao seu perfil, o caminho é mais fácil. Caso contrário, avance direto para a última etapa e veja como recuperar sua conta do Instagram.

Veja o que fazer caso seu Instagram tenha sido hackeado
Veja o que fazer caso seu Instagram tenha sido hackeado
Foto: Alexander Shatov/Unsplash / Tecnoblog

Índice

  • Troque sua senha!
  • Ative a autenticação em dois fatores
  • Revise os dispositivos autorizados
  • Perdeu acesso? Veja como recuperar sua conta do Instagram

Troque sua senha!

Se ainda tiver acesso à sua conta, uma das primeiras coisas que você deve fazer é trocar sua senha. Procure adicionar caracteres especiais e combine números com letras maiúsculas e minusculas. Além disso, opte por senhas mais longas e que não façam referência à seu nome, e-mail ou dados pessoais, como data de nascimento, por exemplo.

Muito por conta dos diversos vazamentos de dados que acontecem no mundo, é muito provável que os "hackers" tenham uma série de informações pessoais dos usuários. Dessa forma, caso sua senha seja simples, é fácil dos golpistas conseguirem invadir sua conta.

Para aumentar mais sua segurança você pode usar gerenciadores de senhas como 1Password, LastPass e Bitwarden. Esses aplicativos geram senhas complexas e podem armazenar com segurança seus dados do Instagram. Veja mais detalhes de por que você deve usar um gerenciados de senhas.

Ative a autenticação em dois fatores

Assim que trocar sua senha é importante que você ative a autenticação em dois fatores da sua conta. Esse recurso está disponível nas configurações de conta no aplicativo e adiciona uma camada extra de proteção ao seu perfil.

É possível ativar esse recurso usando aplicativos como Google Authenticator, Authy,ou até mesmo pelo próprio 1Password. Caso não queira instalar um novo app no seu celular, dá para fazer via SMS.

As duas maneiras trazem mais segurança para sua conta, já que, para acessar seu perfil, será preciso informar um código extra gerado no app ou enviado via mensagem para confirmar o login.

Google Authenticator
Google Authenticator
Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog / Tecnoblog

Revise os dispositivos autorizados

Senha trocada, autenticação em dois fatores ativada, o que mais posso fazer para proteger minha conta?

Outro método para prevenir que sua conta do Instagram seja invadida é revisar os dispositivos e aplicativos que possuem acesso ao seu perfil. Caso algum golpista esteja usando sua conta, há a possibilidade de você desconectar dispositivos desconhecidos diretamente do app da rede social.

Essa prática é importante que seja feita no mesmo instante que você faça a alteração de sua senha, já que, com senha trocada e dispositivo desconectado, os golpistas não terão mais acesso à sua conta e seu Instagram não será mais hackeado.

Além disso, é válido também revisar quais aplicativos de terceiros estão usando seu perfil. Apps para fazer sorteios, para ganhar seguidores, e até mesmo para baixar stories podem conter recursos maliciosos. Dessa forma, revogue o acesso caso esteja desconfiado.

Perdeu acesso? Veja como recuperar sua conta do Instagram

Tempo necessário: 5 minutos.

Agora, se você não possui mais acesso à sua conta significa que o hacker trocou sua senha e te desconectou da rede social. Para recuperar sua conta, você vai precisar da ajuda da rede social, mas é preciso que você tenha em mãos exatamente o e-mail usado para o cadastro do seu perfil.

Veja a seguir o que deve ser feito.

  1. Abra o app

    Na tela inicial do aplicativo, toque em "Esqueceu sua senha?". Informe seu e-mail de cadastro na rede social e toque em "Avançar".

    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Foto: Tecnoblog
  2. Acesse seu e-mail

    Um código de acesso será enviado para seu e-mail. Abra-o e digite o código na tela exibida pelo Instagram;

    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Foto: Tecnoblog
  3. Tenha acesso à sua conta

    Assim que confirmado, você já terá acesso à sua conta novamente.

    Entretanto, é possível que o invasor tenha alterado as configurações do seu perfil, como e-mail, número de telefone e nome de usuário. Nesse caso, é necessário que você entre em contato com o suporte do Instagram para que sua conta seja verificada;

  4. "Precisa de mais ajuda?"

    Ao selecionar a opção "Esqueceu sua senha?", informe novamente seu e-mail e toque em "Precisa de mais ajuda?"

    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida
    Foto: Tecnoblog
  5. Solicite ajuda do suporte

    Na sequência, o Instagram tentará novamente recuperar sua conta pelos seus dados. Entretanto, como você não tem mais acesso já que o invasor alterou, é preciso que você peça ajuda ao suporte;

    Foto: Tecnoblog
  6. Responda o formulário

    A rede social irá te perguntar por que você não consegue mais acessar sua conta. Se for o caso, responda "Minha conta foi invadida";

    Foto: Tecnoblog

A partir de agora, o app irá te dar duas opções: "Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta" e "Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta" para aqueles que tiveram o Instagram hackeado.

Se você marcou "Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta", o Instagram vai pedir que você informe um e-mail no qual tenha acesso para continuar com a solicitação. A rede social também pedirá para que você faça uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes direções para verificar sua identidade.

De acordo com o Instagram, a equipe de suporte não utiliza reconhecimento facial para verificar se você é uma pessoa de verdade, podendo, até mesmo, usar análise humana para sua recuperar conta.

Se você marcou "Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta", você será redirecionado à página de ajuda para tentar recuperar a conta de outra maneira e receberá um e-mail de resposta automática da equipe de suporte para dar prosseguimento ao caso.

Com informações: Instagram.

Instagram hackeado? Veja como recuperar a sua conta invadida

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade