PUBLICIDADE

Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve

Opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, integração com o Facebook Messenger e mais; conheça as novidades do Instagram em 2021

20 out 2021 16h56
ver comentários
Publicidade

Instagram revelou diversas melhorias ao longo de 2021. Além da opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, a rede social também se aproximou do Facebook Messenger e levou a versão Lite do app para Android ao Brasil. Confira, a seguir, as novidades do Instagram que já estão disponíveis ou serão liberadas no futuro.

Vejas as novidades do Instagram em 2021
Vejas as novidades do Instagram em 2021
Foto: Brett Jordan/Unsplash / Tecnoblog

Publicação de fotos e vídeos pelo computador

O Instagram, enfim, vai permitir a publicação de fotos e vídeos pelo computador. A novidade deu as caras pela primeira vez em maio quando o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou as primeiras capturas de tela da função. Depois, a rede social oficializou o recurso em meados de outubro.

Na ocasião, a companhia também revelou o Instagram Collabs. A ferramenta, que estava em testes desde julho, permite que criadores conteúdos compartilhem a autoria de uma publicação. Assim, uma foto ou vídeo podem trazer o nome de dois usuários, em vez de apenas um só, e aparecer nos dois perfis simultaneamente. 

  • Como postar no Instagram pelo PC
  • Como postar várias fotos no Instagram [galeria/carrossel]
Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador
Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador
Foto: Divulgação / Tecnoblog

Conversão de voz para texto e tradução de stories

O Instagram implementou algumas melhorias nos Stories. Em maio, a rede social anunciou a função de legendas automáticas através de um sticker para tornar os conteúdos mais acessíveis. A plataforma também ganhou uma opção para traduzir as fotos e vídeos efêmeros para mais de 90 idiomas em julho.

Outras mudanças ainda seguem em teste. É o caso da alteração na opção "Amigos Próximos", para editar quem pode ver cada publicação feita na plataforma, que já está em andamento no Brasil desde setembro. A rede social também está trabalhando em um sticker para links e rascunhos de stories.

  • Como fazer Stories no Instagram [Guia completo]
  • Como escolher as Pessoas Selecionadas para os Stories no Instagram
Stories ganham adesivo com legendas automáticas
Stories ganham adesivo com legendas automáticas
Foto: Reprodução / Tecnoblog

Mudanças no Instagram Reels e IGTV

O ano mal começou e o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o Reels e IGTV ainda tinham um longo caminho para percorrer até alcançar o TikTok. De lá para cá, algumas novidades foram levadas aos usuários. É o caso do Mix, que permite o uso de 10 clipes de áudio em um vídeo do Reels, apresentado em julho.

Também houve outras mudanças nas duas plataformas. Ainda em julho, a rede social começou a destacar os vídeos nos perfis e sumiu com o botão IGTV. Depois, em outubro, a seção que une o IGTV e vídeos do feed foi oficializada. Além disso, a companhia começou a testar anúncios no Reels em abril.

  • Como postar vídeos no IGTV do Instagram
  • Como fazer Reels no Instagram com um vídeo já pronto
Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels
Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels
Foto: Instagram/ Divulgação / Tecnoblog

Instagram Lite no Brasil

O Instagram Lite é uma versão otimizada da rede social. Através dela, é possível acessar a plataforma até mesmo em celulares Android de baixo custo e que tenham ficha técnica de entrada. Neste ano, o aplicativo foi liberado para mais de 170 países em março, e, depois, para os usuários brasileiros em abril de 2021.

Mas esta não é a única novidade envolvendo o aplicativo. Em fevereiro, a versão Lite começou a receber a opção para exibir Reels, a plataforma de vídeos da rede social para competir com o TikTok. Na época, no entanto, os usuários ainda não contavam com a opção para publicar novos conteúdos.

  • Como postar fotos no Instagram sem usar o app
  • Como publicar no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo
Instagram Lite
Instagram Lite
Foto: divulgação/Instagram / Tecnoblog

Integração com o Facebook Messenger

O Instagram ficou mais próximo de outros serviços do Facebook neste ano. As mensagens diretas da rede social, por exemplo, se integraram ao Facebook Messenger em abril. Além disso, a plataforma recebeu novos recursos, como a opção para responder mensagens específicas, enviar reações com emojis, entre outras.

No mês seguinte, outras novidades chegaram. É o caso das enquetes em conversas e chats em grupo com usuários do Facebook Messenger. O Instagram Direct também facilitou o acesso a quais contatos leram as suas mensagens enviadas pela rede social de fotos e vídeos.

  • Como ver e enviar mensagens do Instagram Direct no PC
  • Como enviar mensagem de voz no Instagram Direct
Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não
Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não
Foto: Divulgação / Tecnoblog

O polêmico Instagram para crianças

Em março, um comunicado interno veio a público. O informe indicava que o Instagram queria criar uma versão da plataforma voltada para crianças com menos de 13 anos. Mas não demorou muito e a rede social começou a ser pressionada para cancelar a ideia, até que o projeto foi suspenso em setembro.

Nesse meio tempo, a rede social ainda limitou perfis de jovens para proteger os usuários. Além de pré-definir as contas de menores de 16 anos como "privadas" em julho, a rede social restringiu a busca. Em outubro, os responsáveis pela plataforma também anunciaram novos recursos para jovens "darem um tempo" da rede social.

  • 5 dicas de segurança para usar no Instagram e proteger a conta
  • Como desativar o Instagram temporariamente [Passo a passo]
Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos
Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos
Foto: Divulgação / Tecnoblog

Salas ao Vivo com 4 pessoas e Live sem vídeo

A ferramenta de transmissões ao vivo recebeu algumas melhorias no começo do ano. Em março, a companhia anunciou o recurso de Salas ao Vivo. Através dele, é possível reunir até quatro pessoas ao mesmo tempo para fazer uma live pela rede social de fotos e vídeos.

O sucesso do Clubhouse também resultou em outras funções para o Instagram Live. Em abril, a plataforma recebeu a opção de desligar o vídeo para criar salas de áudio. A rede social também disponibilizou uma opção para controlar o microfone durante uma transmissão ao vivo. 

  • Como fazer live com até 4 pessoas no Instagram [Salas ao Vivo]
  • Como convidar um amigo para fazer um ao vivo no Instagram
Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas
Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas
Foto: Divulgação / Tecnoblog

Autenticação pelo WhatsApp, ocultar likes e mais

O Instagram liberou outras novidades neste ano. É o caso da opção para enviar o código de autenticação em duas etapas (2FA) pelo WhatsApp, que chegou à plataforma em julho. Os usuários também já podem escolher se desejam esconder ou mostrar o número de curtidas. 

No começo de outubro, a rede social e os demais produtos do Facebook ficaram fora do ar por horas. Após o incidente, o Instagram anunciou um aviso para alertar aos usuários quando o serviço estiver fora do ar. A companhia também facilitou o acesso a informações sobre moderação na plataforma.

A rede social também ganhou uma opção para restaurar posts, stories e demais conteúdos apagados em fevereiro. Além disso, o aplicativo para iPhone (iOS) recebeu um novo menu para enviar fotos como post, story ou DM. A lista de novidades fica completa com as novas opções para bloquear contas, anúncios na aba Loja para produtos patrocinados e o filtro para esconder mensagens com conteúdo abusivo.

  • Como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram
  • Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram
Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp
Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp
Foto: Reprodução / Tecnoblog

O que está por vir?

A rede social ainda está experimentando outros recursos. É o caso da navegação entre stories na vertical, tal como o TikTok. A plataforma também está trabalhando em uma seção de stories exclusivos pagos como resposta ao Twitter Super Follow. A previsão de lançamento das melhorias para Stories, no entanto, ainda é um mistério.

A ferramenta de buscas da rede social também vai receber melhorias. Em agosto, o chefe da rede social, Adam Mosseri, anunciou que a aba "Explorar" também vai apresentar fotos e vídeos ao fazer pesquisas. Mas ainda não se sabe quando o recurso chegará a todos os usuários.

Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve

Tecnoblog
Publicidade
Publicidade