PUBLICIDADE

Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta

Redes sociais caem pela segunda vez na semana; usuários relatam instabilidade no Twitter

8 out 2021 16h14
| atualizado às 16h19
ver comentários
Publicidade

O Instagram e o Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta-feira, 8. Por meio de plataformas como Twitter, usuários se queixaram que os aplicativos do Facebook estão fora do ar. O problema tem sido relatado desde as 15h20. É a segunda vez na semana que as plataformas passam por problemas, depois do apagão que durou mais de sete horas na última segunda, 4.

A instabilidade parece, mais uma vez, ter afetado afetado usuários de todo o mundo, segundo o site Downdetector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet. Na última segunda-feira, o Facebook informou que a falha teria ocorrido em seu servidor principal, na sede em Menlo Park, Califórnia.

Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta
Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta sexta
Foto: Dado Ruvic

O Facebook afirmou que uma atualização incorreta foi a causa principal do apagão de 7 horas que tirou do ar os serviços da empresa. A companhia não deu mais detalhes sobre os responsáveis pelo erro e também não explicou se a mudança na configuração estava programada.

Em nota publicada na segunda-feira, a empresa de Mark Zuckerberg informou que as alterações de configuração mudaram a forma com que os centros de processamento de dados da rede se comunicavam, o que causou um "efeito cascata" capaz de derrubar o Facebook, o WhatsApp e o Instagram. Apesar de já ter publicado um pedido de desculpas, essa foi a primeira vez que a plataforma tentou explicar o motivo do problema. Segundo a empresa, o apagão também afetou os serviços internos, o que dificultou o diagnóstico.

"Nós também não temos evidências de que dados dos usuários tenham sido comprometidos como resultado da interrupção", informou o Facebook em publicação em seu blog. Funcionários da empresa ouvidos pela agência de notícias Reuters acreditam que o problema foi causado por um erro interno, o que descarta a possibilidade de que um ataque hacker teria provocado o apagão.

Com a maior integração entre as três plataformas, é comum que todos os serviços da empresa passem por instabilidade de maneira conjunta.

Entre especialistas, corre a especulação de que parte dos problemas frequentes tem sido causados pelo plano de integração entre WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, que foi anunciado em janeiro de 2019 e que teve início em 30 de setembro de 2020 com a integração do Facebook Messenger e Instagram. O recurso irá permitir que as pessoas se comuniquem de um mensageiro para o outro, sem trocar de aplicativo.

O Instagram também busca estar mais integrado ao WhatsApp. O aplicativo já testa um botão que levará o usuário diretamente a uma conversa no WhatsApp. Antes, o Instagram permitia que os usuários conversassem apenas dentro do próprio app, por mensagem direta. Anúncios do Instagram também terão integração com o WhatsApp.

Usuários apontaram no Twitter a queda da plataforma e não deixaram de comentar sobre a nova instabilidade da plataforma:

Estadão
Publicidade
Publicidade