Instagram anuncia venda de produtos direto pelo aplicativo
A rede social já fez parcerias com 20 marcas para oferecer o serviço; o recurso está disponível para usuários dos Estados Unidos somente em uma versão de testes
O Instagram está cada vez mais perto de se tornar uma loja virtual. A rede social anunciou nesta terça-feira, 19, uma nova função, chamada de Checkout, que permite que o usuários paguem por produtos diretamente pelo aplicativo, selecionando-os a partir de fotos da plataforma. O recurso está disponível para usuários dos Estados Unidos somente em uma versão de testes.
A rede social já fez parcerias com 20 marcas para oferecer o serviço, incluindo Nike, Adidas, Dior, MAC, Michael Kors, Prada e Zara. Para fazer essa ponte entre as lojas e o cliente, o Instagram cobrará das empresas uma taxa de venda.
Para comprar os produtos das lojas parceiras direto pelo Instagram, é preciso clicar no item da foto - especificamente naquela caixinha em que aparece o preço. Depois disso, o usuário deve inserir seu e-mail para poder colocar suas informações de endereço de entrega e pagamento. O processo funciona como uma loja virtual normal, com opções de tamanho e cores.
Até então, apesar do preço de alguns produtos serem identificados em fotos do Instagram, o usuário que quisesse comprar uma peça era direcionado para o site da loja fornecedora - muitas vezes as marcas perdiam o cliente no meio desse caminho. O Instagram acredita que a opção de compra dentro do próprio aplicativo incentivará as pessoas a consumirem mais.
O Facebook, dono do Instagram e também do WhatsApp, afirma que por enquanto as informações de pagamento inseridas no Instagram ficarão apenas no Instagram. Entretanto, essa separação não é garantida: no começo deste mês, o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou sua intenção de unificar todos os apps da empresa usados para comunicação, o que inclui WhatsApp, Messenger e Instagram.
"A função Checkout é só uma parte do nosso investimento a longo prazo em compras", disse o Instagram em postagem em seu blog.
Direct - O Instagram lançou em 2013 um recurso chamado de Direct, que permite que usuários troquem imagens e vídeos de forma privada, em uma espécie de chat entre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeos - “Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à rede social em 2013. Inicialmente, só era possível postar vídeos de 15 segundos. Em 2016, a empresa liberou vídeos com até um minuto.
Foto: Instagram / Estadão
Avanços na plataforma web - Em 2013, o Instagram desenvolveu um feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 colocou no ar ferramentas de pesquisa para a plataforma. Dois anos depois, a rede social anunciou uma novidade que faltava para completar a sua plataforma para computadores: a postagem de fotos direto pela web.
Foto: Instagram / Estadão
Stories - Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram, o Stories, com a proposta de ser um recurso que exibe imagens e vídeos que somem depois de 24 horas – algo que já existia no rival Snapchat. A ideia, apesar de controversa, pegou: Em abril do ano passado, o Stories chegou a 200 milhões de usuários. Em agosto do mesmo ano, os Stories passaram a ser exibidos também na web.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeo ao vivo - Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo. As transmissões feitas no Instagram não ficam armazenadas no aplicativo -- os vídeos em tempo real desaparecem assim que a sessão for encerrada.
Foto: Instagram / Estadão
Máscaras no Stories - Com as máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. Além das máscaras, o Instagram também anunciou em 2017 o recurso de Rebobinar — disponível junto com Boomerang e o Mãos livres.
Foto: Instagram / Estadão
Álbum - Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos: a partir desse momento, os usuários passaram a poder publicar até 10 fotos e vídeos por postagem.
Foto: Instagram / Estadão
Chamadas de vídeo em grupo - A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo. As chamadas são feitas por meio da aba de mensagens privadas, com até quatro pessoas ao mesmo tempo.
Foto: Instagram / Estadão
Bem-estar digital - O Instagram lançou em agosto de 2018 funções para ajudar os usuários a controlar o tempo gasto na rede social. As ferramentas permitem que qualquer pessoa veja quanto tempo gastou navegando nos aplicativos nos últimos sete dias, controlem suas notificações e até estabeleçam um limite do “tempo ideal” a ser dedicado às duas plataformas.