PUBLICIDADE

Recicladora para escritório transforma folha usada em nova

Máquina usa processo de reciclagem inovador que dispensa o uso de água e consegue produzir 14 folhas de papel por minuto

10 dez 2015 - 10h02
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecida por suas impressoras, a japonesa Epson anunciou o que diz ser a primeira recicladora de papéis para escritórios. O processo é simples, ainda que a tecnologia envolvida seja complexa. Basta introduzir os papéis usados em uma das entradas do equipamento para, em pouco tempo, retirar folhas em branco, perfeitas para uso.

A PaperLab transforma folhas usadas em novas com rapidez
A PaperLab transforma folhas usadas em novas com rapidez
Foto: Divulgação

Chamada de PaperLab, a máquina da Epson promete desempenhar suas funções com rapidez. Segundo a empresa, 14 folhas de papel novas, de tamanho A4, podem ser produzidas a cada minuto – ou quase 7 mil folhas diárias em jornadas de trabalho de 8 horas.

É possível, inclusive, definir o tipo de papel que se deseja produzir a partir de folhas usadas. As personalizações vão desde o tamanho  – A3 ou A4 – até sua espessura e coloração.

O processo de reciclagem funciona a partir de uma nova tecnologia, que picota os papéis antigos para depois transformá-los em fibra de celulose. Então, utilizam-se substâncias químicas para alterar as propriedades dessas fibras, que finalmente se transformam em papel após serem prensadas.

Além do apelo à sustentabilidade, a promessa é que de a PaperLab também gere  economia de custos dentro de escritórios. A previsão é de que o equipamento passe a ser vendido comercialmente em 2016 no Japão. O preço ainda não foi anunciado.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade