PUBLICIDADE

Professor cria umidificador de ar e airbag de piscina

Inovações para facilitar o dia a dia rendem a engenheiro o apelido de "professor Pardal"

3 dez 2015 - 10h13
Compartilhar
Exibir comentários

Batizada de Smart, a cadeirinha de bebê com GPS é uma invenção 100% brasileira, assim como o airbag de piscina e o umidificador de ar-condicionado. Todas essas criativas inovações são de Rodrigo Simon, engenheiro de computação, eletrônico e de segurança do trabalho. Também  professor universitário, Simon é apelidado pelos alunos de "professor Pardal", uma referência ao inventor dos quadrinhos de Walt Disney.

Umidificador acoplado ao aparelho de ar-condicionado, uma invenção brasileira, deve chegar ao mercado no próximo ano
Umidificador acoplado ao aparelho de ar-condicionado, uma invenção brasileira, deve chegar ao mercado no próximo ano
Foto: Divulgação

Por enquanto, o único produto do "professor Pardal" brasileiro que está com lançamento programado é o umidificador de ar-condicionado, que deve ser colocado no mercado pela Solis Aquecedor Solar, de Birigui (SP), em abril do próximo ano. Segundo o diretor geral da empresa, Luiz Antônio dos Santos Pinto, os modelos deverão custar para o consumidor final entre R$ 700 e R$ 1.200.

A ideia é simples. Para manter a umidade do ar entre 50% e 60% e, assim, evitar os incômodos causados pelo ar seco, o umidificador é acoplado ao ar-condicionado. Assim, a água que o aparelho retira do ambiente chega ao umidificador, que a devolve.

Já a cadeirinha Smart vem com um sistema inteligente, uma pequena placa acoplada na parte traseira, que avisa se a criança for esquecida no carro. Acionado pela ausência da corrente elétrica, o dispositivo também envia por SMS o link do mapa e o endereço onde a criança foi esquecida para até dez celulares cadastrados. O sistema emite ainda alarme sonoro, dispara as setas de pisca-alerta e conta com acionamento de abertura de vidros e do ar-condicionado do veículo, para evitar que a criança morra asfixiada.

Por enquanto, apesar do interesse que a cadeirinha inteligente despertou em alguns empresários, o produto ainda não saiu do papel.

Outra invenção que também aguarda investimento é o airbag de piscina. Segundo o engenheiro, cerca de  mil crianças morrem por ano vítimas de afogamento em piscinas. Para evitar que acidentes desse tipo aconteçam, Simon criou um sistema semelhante aos dos airbags dos carros. Ao detectar o perigo, uma espécie de rede é armada, com bolas instaladas no fundo da piscina. O equipamento é inflado em poucos segundos, suspendendo o corpo até a superfície da água.

Segundo Rodrigo, as invenções, que começaram como diversão, estão, aos poucos, virando um bom negócio. “Fui desenvolvendo vários equipamentos. Na minha casa, controlo tudo por celular e tenho até meu próprio gerador, um biodigestor que transforma matéria orgânica em gás”, conta o professor.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade