PUBLICIDADE

Na Alemanha, banheiras são usadas para construir dormitório

Construção na cidade de Munique faz parte de competição de soluções criativas para o problema de falta de moradias

15 dez 2015 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Dezesseis banheiras antigas pintadas de amarelo formam um quarto com duas camas localizado em um parque de Munique, na Alemanha. A obra, assinada por um estúdio lituano e um arquiteto escocês, faz parte de uma competição promovida na capital da Baviera para conscientizar os habitantes locais sobre a falta moradias sociais em uma das cidades com aluguel mais caro da Europa. Vinte e quatro “apartamentos” feitos de materiais doados ou sucata foram espalhados por Munique durante o outono e receberam moradores durante um mês.

Quarto parece um submarino amarelo e é feito de banheiras reaproveitadas
Quarto parece um submarino amarelo e é feito de banheiras reaproveitadas
Foto: Divulgação

O dormitório feito de banheiras recebeu o nome de “submarino amarelo”, uma homenagem à famosa canção dos Beatles.  A semelhança com o  transporte subaquático vai além: a intenção dos realizadores foi também chamar a atenção sobre os problemas ambientais ligados ao desperdício de água.

Foram gastos 250 euros – pouco mais de mil reais – para a construção do protótipo. Dezesseis banheiras de fibra de vidro foram reaproveitadas para formar o chão, o teto e as paredes. Tampas de vidro retiradas de máquinas de lavar roupa formam as janelas que iluminam a construção durante o dia. Para completar, um periscópio foi instalado para que os moradores do quarto-submarino possam observar os passantes no parque.

Toda a estrutura foi feita para ser fácil de ser transportada e montada. Os módulos foram produzidos em uma oficina, mas o dormitório foi montado rapidamente dentro do parque. De acordo com os criadores do conceito, o formato das banheiras dá à construção uma atmosfera mais ampla, além de um espaço extra para guardar as malas e outros pertences.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade