PUBLICIDADE

Equipamento adiciona funções inteligentes a veículos comuns

Aparelho conta com duas câmeras de alta definição para monitoramento e se conecta à internet por meio de rede 4G

11 dez 2015 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda que sistemas automotivos ligados à internet estejam começando a dar as caras, eles só costumam estar disponíveis em modelos de veículos mais caros e sofisticados. Buscando mudar esse conceito, o americano Chris Carson desenvolveu o Caruma, um aparelho portátil que transforma qualquer veículo comum em carro conectado.

O aparelho conecta-se à rede de telefonia 4G para o envio de informações
O aparelho conecta-se à rede de telefonia 4G para o envio de informações
Foto: Divulgação

Ele deve ser instalado no painel ou no pára-brisa e, graças ao GPS embutido, monitora o deslocamento diário do motorista e avalia seu desempenho ao volante. Um indicador luminoso no topo do aparelho altera sua cor entre verde, amarelo e vermelho para alertar o condutor caso ele esteja desrespeitando regras de trânsito.

Para ter acesso aos dados obtidos pelo Caruma, como o histórico de viagens, e controlar suas funções, basta conectá-lo a um smartphone por meio de Bluetooth. A entrada para cartões microSIM permite ligá-lo à internet por meio de conexão 4G – nesse caso, o aparelho funciona também como um roteador Wi-Fi, compartilhando a rede de dados com todos os ocupantes do veículo.

Duas câmeras de alta definição fazem gravação contínua do que ocorre no interior e exterior do veículo. Assim, na ocorrência de algum acidente, há uma prova material das razões da colisão, por exemplo.

Por meio do aplicativo para smartphone, é possível acompanhar, ao vivo, as imagens captadas pelas câmeras. Alertas também são enviados ao celular caso alguém se aproxime do carro estacionado.

Outro recurso interessante é a criação de uma cerca virtual que notifica o usuário pelo smartphone caso o veículo ultrapasse determinado limite geográfico. A função é recomendada para pais que não desejam que seus filhos trafeguem em certos locais da cidade, por exemplo.

O Caruma tem lançamento previsto para junho de 2016. O valor de venda será de US$ 400 – cerca de R$ 1500.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade