PUBLICIDADE

Google e Abstartups prometem impulsionar empreendedorismo

Anunciada no CASE 2018, nova parceria entre a multinacional e a Associação Brasileira de Startups vai mapear inovação no País

3 dez 2018 - 08h59
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova parceira do Google com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) promete impulsionar o empreendedorismo no Brasil. Anunciado na última sexta-feira (30) durante a quinta edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), maior evento latino-americano para o segmento, o projeto visa intensificar o mapeamento de empreendedores e instituições de fomento em comunidades e locais afastados dos grandes centros do País.

“A inovação não tem lugar pra acontecer”, diz o presidente da Abstartups, Amure Pinho. Ele explica que a parceria com a Google for Startups - iniciativa da empresa de tecnologia de apoiar pequenos negócios ao redor do mundo - irá contribuir com o programa de comunidades que a Associação já começou a implementar em 2018. Ao longo desse ano, foram identificadas 30 comunidades com 608 líderes desses locais.

CASE 2018 atraiu cerca de 10 mil pessoas nos dias 29 e 30 de novembro
CASE 2018 atraiu cerca de 10 mil pessoas nos dias 29 e 30 de novembro
Foto: CASE 2018 / Divulgação

“O programa tem a missão de desenvolver o Brasil inteiro. A gente já têm a ideia, mas como somos uma associação sem fins lucrativos, fica difícil ir além. Ter o Google do nosso lado é ter essa capilaridade, essa injeção de combustível no nosso programa”, destaca Pinho.

O CASE 2018 ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro e atraiu cerca de 10 mil pessoas. O evento contou com 62 expositores, mais de 150 palestrantes e seis palcos com conteúdos simultâneos. Os participantes tiveram acesso a diversos conteúdos relacionados a inovação e empreendedorismo, e conheceram os “hackers”, responsáveis pelo desenvolvimento de soluções em tecnologia, além de profissionais de design e especialistas em marketing e vendas.

Além do acordo comercial em si, o presidente da Abstartups ressalta o impacto de a associação ter ao lado uma empresa do tamanho e da importância do Google. “Quando a gente se aproxima de uma grande marca, absorve um pouco da energia dela. Mais que uma parceria comercial, é uma parceria de ideal de duas instituições que acreditam que esse é o caminho para ‘resolver o Brasil’. É inovando, trazendo o digital.”

O diretor do Google for Startups, André Barrence, concorda. Em sintonia com o pensamento de Pinho, ele acredita que empreendedorismo e inovação são os caminhos para o Brasil “se desenvolver como nação”. Segundo Barrence, o desafio do País sempre foi tentar transformar essas ideias em um movimento concreto. Com a nova parceria, o diretor diz que isso será possível.

Presidente da Abstartups, Amure Pinho, durante anúncio da nova parceria com o Google
Presidente da Abstartups, Amure Pinho, durante anúncio da nova parceria com o Google
Foto: CASE 2018 / Divulgação

“Temos muita consciência da necessidade de ter parceiros como a ‘ABS’ para nos ajudar a cumprir a missão de empoderar esses empreendedores na ponta”, diz Barrence. Para isso, o Google pretende ajudar com produtos, ‘expertise’ e conexões, conta ele. “Precisamos levar isso tudo para empreendedores em comunidades que estão fora dos grandes centros, que já são muito bem atendidos, já possuem ecossistemas cada vez mais conectados globalmente.”

A Google for Startups possui seis campus pelo mundo, um deles em São Paulo. Os outros ficam em Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Seul (Coreia do Sul), Tel Aviv (Israel) e Varsóvia (Polônia). Nesses locais, a empresa oferece suporte a startups em desenvolvimento, apoiando com produtos e boas práticas. “Se a missão do Google é organizar informações para o mundo, a missão do Google for Startups é organizar informações para empreendedores. Tem tudo a ver com nossa razão de ser”, explica Barrence.

Evento teve mais de 150 palestrantes e seis palcos com conteúdos simultâneos
Evento teve mais de 150 palestrantes e seis palcos com conteúdos simultâneos
Foto: CASE 2018 / Divulgação

Startup premiadas

No encerramento do CASE, a Abstartups anunciou os vencedores do “Startup Awards” desse ano. Considerado o oscar das startups brasileiras, o prêmio possui 11 categorias ao todo. São elas: Investidor Anjo, Profissional de Imprensa, Universidade, Coworking, Aceleradora, Impacto, Mentor, Corporate, Herói/Heroína do Ano, Startup do Ano e Comunidade.

Confira abaixo a lista completa com os vencedores:

Investidor Anjo: Camila Farani

Profissional de imprensa: Bruno Pinheiro, da PiaR Comunicação

Universidade: UFMG

Coworking: Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)

Aceleradora: Darwin

Impacto: Black Rocks

Mentor:  Paulo Costa, da Accenture

Corporate: Sebrae

Herói/Heroína do Ano: Alexandre Souza, do Sebrae SC

Startup do Ano: Edools

Comunidade: Zero Onze

Veja também:

Terra Inovação: conheça os bastidores da expansão da iFood:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade