PUBLICIDADE

App quer revolucionar a interação com aparelhos inteligentes

Criação do MIT permite que equipamentos diferentes se comuniquem entre si e compartilhem suas funções

16 dez 2015 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários

Aparelhos que se conectam à internet e são manipulados pelo smartphone estão cada vez mais comuns. Já existem, por exemplo, geladeiras, carteiras, armários e até churrasqueiras “inteligentes”.

O aplicativo do MIT permite que diferentes aparelhos compartilhem suas funções com uma interface acessível
O aplicativo do MIT permite que diferentes aparelhos compartilhem suas funções com uma interface acessível
Foto: Divulgação

Mas há limitações. Esses equipamentos funcionam apenas com aplicativos específicos do fabricante e só realizam funções pré-determinadas. Pesquisadores do prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, criaram uma nova ferramenta que promete revolucionar a maneira como interagimos com os objetos conectados à nossa volta.

Chamado de “Reality Editor”, o aplicativo do MIT antecipa um futuro em que controlaremos todos os equipamentos a partir de uma interface intuitiva de realidade aumentada. Basta apontar a câmera do celular para um objeto conectado para que seus comandos apareçam na tela. Por enquanto, a identificação desses objetos é feita a partir de adesivos com QR-codes colados em sua superfície, mas a intenção dos pesquisadores do MIT  é que isso não seja mais necessário futuramente.

O app também permite que equipamentos diferentes se comuniquem entre si e compartilhem suas funções. Um exemplo oferecido pelo MIT ilustra como funciona esse mecanismo. Digamos que você tem uma torradeira com timer e um processador de alimentos sem esse recurso. Bastaria, então, apontar o smartphone para os dois aparelhos e desenhar uma linha entre eles para que o processador de alimentos passasse a contar também com um timer.

Essa troca de funções poderia se estender para qualquer aparelho. O controlador de volume de um aparelho de som poderia ser utilizado para regular a intensidade de uma lâmpada. Ou o botão de acionamento do computador poderia ser usado para ligar a TV.

Por enquanto, o aplicativo do MIT funciona apenas em testes em laboratórios e não há previsão de lançamento. Mas os pesquisadores da universidade americana garantem que o conceito ditará o futuro de como interagimos com nossos equipamentos dentro de casa.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade