PUBLICIDADE

Aparelho usa física para gelar líquidos em até 2 minutos

Batizado de SuperCooler, o dispositivo brasileiro parece uma furadeira. Até agora, mais de 6 mil unidades já foram vendidas

24 nov 2015 - 15h32
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A ideia surgiu em outubro de 2013, num  churrasco entre amigos. A carne estava no ponto, mas a cerveja ficou quente porque eles esqueceram de colocá-la a tempo na geladeira. "Percebemos que havia solução prática para um monte de coisas, mas não para gelar uma bebida rapidamente, e então começamos a pesquisar", lembra Gustavo Moraes, um dos donos da Tridel, empresa de soluções tecnológicas que desenvolveu o SuperCooler.

Ricardo Gazzola, Gustavo Moraes e Rafael Schiavoni com sua invenção, o SuperCooler
Ricardo Gazzola, Gustavo Moraes e Rafael Schiavoni com sua invenção, o SuperCooler
Foto: Tridel / Divulgação

No início, Gustavo, especialista em engenharia de controle e automação, e seus amigos e sócios, Rafael Schiavoni, técnico em eletrônica, e Ricardo Gazzola, técnico em eletrotécnica, pensaram em fazer uma caixa térmica, uma geladeira mesmo, na qual pudessem ser colocadas várias bebidas para gelar ao mesmo tempo. O projeto, no entanto, acabou sendo inviável por seu custo. "Preferimos apostar num aparelho portátil por causa da questão financeira ", explica Gustavo, que não descarta, no entanto, o seu desenvolvimento num futuro próximo.

O funcionamento do aparelho, que parece uma minifuradeira, é muito simples e, segundo Gustavo, se baseia num conceito da física chamado convecção forçada. "Ao rodar a latinha ou a  garrafa em seu próprio eixo, mantendo contato com o gelo,  o SuperCooler faz com que o frio seja transmitido de forma mais rápida para a bebida", explica.

Por enquanto, a engenhoca, que funciona a pilha, está disponível em apenas uma cor, azul. No futuro, deve ganhar outras cores e versões. Até agora, cerca de 6 mil unidades do SuperCooler já foram vendidas. O produto recebeu aporte financeiro de uma rede de investidores internacionais que faz parte da MidStage Ventures, aceleradora americana sediada em Los Angeles (EUA) e também presente em Curitiba, que investe em produtos de alta tecnologia.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade