PUBLICIDADE

Terceirizados do Facebook escutavam áudios do Messenger

Termos de uso da empresa não são claros sobre a prática; Facebook diz que suspendeu a prática 'há mais de uma semana'

13 ago 2019 - 17h47
(atualizado em 14/8/2019 às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de Apple, Google e Amazon, agora o Facebook é acusado de ter funcionários que escutam os áudios de usuários. A informação foi divulgada pela Bloomberg, que cita como fontes funcionários terceirizados da companhia envolvidos com o trabalho.

O Facebook coleta áudios de usuários de diversas maneiras, incluindo mensagens enviadas pelo Messenger e pela sua caixa de som inteligente, o Portal (não disponível no Brasil). A reportagem não sabe precisar a fonte dos áudios. Ela afirma, porém, que eles eram transcritos e comparados com o desempenho da inteligência artificial da empresa.

28/03/2018
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo - RC18947FBD50
28/03/2018 REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo - RC18947FBD50
Foto: Reuters

Na indústria, o papel de humanos para treinar máquinas a conversar é amplamente conhecido - são eles que transcrevem áudio e indicam ao sistema se estão entendendo corretamente as informações.

Ainda assim, as políticas de uso do Facebook não são explícitas sobre a prática - dizem apenas que terceirizados analisam os produtos da empresa. Os funcionários disseram não saber o motivo das transcrições e teriam decidido se manifestar por considerar a atividade antiética.

O Facebook diz que suspendeu a prática há "mais de uma semana". Desde 2015, o Messenger tem um recurso opcional para converter áudio em texto. A empresa diz que apenas aqueles que deram permissão para o recurso tiveram os arquivos escutados por funcionários. Isso, porém, acontecia mesmo que uma das pessoas envolvidas numa conversa não tivesse dado consentimento para a ferramenta.

Veja também

Divórcio põe ex de Bezos entre mais ricos do mundo:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade