Startup Kavak anuncia centro de tecnologia no Brasil para 300 desenvolvedores
'Autotech' mexicana dá primeiros passos após oficializar operação no Brasil há duas semanas
Duas semanas depois de oficializar sua operação no País, a Kavak, startup mexicana da área de compra e venda de carros seminovos e usados online, revelou ao Estadão que vai criar um centro de tecnologia em São Paulo - o plano da empresa é atrair cerca de 300 desenvolvedores no País. Além do hub brasileiro, a Kavak construirá dois centros no México e um na Argentina, que somarão mais 200 profissionais.
O centro de tecnologia é parte do investimento de R$ 2,5 bilhões que a startup anunciou para iniciar a operação no Brasil. Avaliada em mais de US$ 4 bilhões, a Kavak está iniciando atividades no País com 2,5 mil veículos com até 10 anos de uso em estoque.
O centro de tecnologia brasileiro será focado no desenvolvimento de soluções para e-commerce e experiência do consumidor. A Kavak pretende aprimorar as interfaces do site e investir em ferramentas como automatização da comunicação com o cliente e feedback do consumidor em tempo real. Além disso, um dos focos será desenvolver o aplicativo global da Kavak.
"Um carro tem tíquete médio alto e é um mercado com muita informalidade. Precisamos descobrir formas de garantir a segurança e melhorar a experiência nesse processo", afirma o venezuelano Roger Laughlin, cofundador e presidente executivo da Kavak no Brasil, em entrevista à reportagem.
A startup reconhece o desafio de contratar 300 desenvolvedores no País, cujo mercado de tecnologia enfrenta uma escassez de profissionais de tecnologia. As contratações começarão em setembro e devem se estender pelos próximos dois anos. Para atrair os talentos, a Kavak aposta em pacotes de remuneração e benefícios atrativos, incluindo ações da empresa e flexibilidade para migrar entre as futuras sedes de expansão da companhia - valores, porém, não foram revelados. A startup deve fechar um lugar físico para o centro de tecnologia em São Paulo nos próximos meses.
Os centros tecnológicos no México e na Argentina terão objetivos diferentes. Em seu país de origem, a Kavak focará no desenvolvimento de ferramentas voltadas à operação dos carros, como a área de inspeção dos veículos. Na Argentina, serão criadas tecnologias para melhorar opções de financiamento dos automóveis, como recursos para ajudar o dono do carro a gerir melhor a mensalidade. Globalmente, os hubs serão comandados por Fernando Scasserra, ex-diretor de engenharia do Mercado Livre no México, que assume como diretor de tecnologia dos centros de inovação.
"Queremos aproveitar as diferentes experiências dos países no ramo da tecnologia. O Brasil é o país com mais e-commerces da América Latina e foi o berço das startups da região. O brasileiro tem a singularidade de tradicionalmente se preocupar muito com o consumidor", afirma Laughlin.