PUBLICIDADE

Sem chips, Volkswagen paralisa parte da produção no Brasil

Montadora alemã divulgou que vai suspender operações em São Paulo e no Paraná a partir do dia 21 de junho por um período de 10 dias

16 jun 2021 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários

A Volkswagen anunciou que vai suspender as suas operações em São Paulo e no Paraná a partir do dia 21 de junho por um período de 10 dias por causa da falta de chips.

A escassez global de chips, ou semicondutores, é uma realidade mundial que tem afetado empresas de diferentes segmentos desde o início da pandemia e que deve aumentar o preço de diversos produtos eletrônicos.

Ponto crítico na cadeia de produção de semicondutores é a concentração da fabricação em Taiwan.
Ponto crítico na cadeia de produção de semicondutores é a concentração da fabricação em Taiwan.
Foto: Norikazu Tateishi

A questão é que o problema da falta global de semicondutores, que têm parado a indústria automotiva em todo o mundo, incluindo no Brasil, e que acreditava-se ser possível de ser contornada até o fim do ano, está longe de ter uma solução. Mas qual a principal causa para isso?

O presidente da associação brasileira de montadoras de veículos, a Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse na semana passada a jornalistas que a indústria automobilística brasileira chegou “a um platô ao redor de 200 mil veículos (mensal) nos primeiros cinco meses por conta da restrição na oferta de componentes, em especial de semicondutores”

E que “as montadoras estão tentando mitigar o risco de parada de produção por falta de semicondutores", avaliando que apenas em 2022 é que a indústria global poderá ter uma situação de equilíbrio entre oferta e demanda do componente.

Em meio a esse cenário, o governo federal ainda fechou nesta semana a única fábrica nacional de semicondutores, a Ceitec, que fica localizada no Rio Grande do Sul, com o argumento que a estatal não gera lucros. No entanto, especialistas da área ficaram reticentes com a decisão, que consideram que pode significar um apagão tecnológico no Brasil.

Se você já ouviu falar sobre o assunto, mas não sabe exatamente o porquê disso estar ocorrendo, assista ao Terra Bytes desta semana!

Volkswagen para produção no Brasil por falta de chips:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade