PUBLICIDADE

Huawei e Xiaomi desafiam Tesla no mercado automotivo

Enquanto a Tesla enfrenta suspeita de espionagem na China, Huawei e Xiaomi investem em tecnologia para carros elétricos

14 abr 2021 - 16h41
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda em março, de acordo com a agência de notícias Bloomberg, carros da Tesla foram banidos de instalações militares chinesas, pois existiria a preocupação com uma possível espionagem da empresa norte-americana. 

Não é novidade para ninguém que Estados Unidos e China são as duas maiores economias do mundo e que a guerra comercial, impulsionada pelo ex-presidente Donald Trump, há algum tempo causa tensão entre as nações.

Neste caso envolvendo a Tesla, o que foi noticiado é que a preocupação dos militares chineses estava atrelada às câmeras instaladas nos carros elétricos da empresa, que poderiam ser utilizadas para espionagem de segredos de estado do gigante asiático. A ordem, emitida por militares chineses, aconselharia os proprietários da Tesla a estacionarem seus carros fora de instalações militares. 

A Tesla, que entrou no mercado chinês em 2013, atualmente domina o mercado de carros elétricos premium do país
A Tesla, que entrou no mercado chinês em 2013, atualmente domina o mercado de carros elétricos premium do país
Foto: Tingshu Wang / Reuters

A Tesla, como muitas outras montadoras, utiliza algumas pequenas câmeras, localizadas principalmente na parte externa do veículo, para ajudar a orientar as funções de estacionamento, piloto automático e direção autônoma. 

A China, o maior mercado mundial de veículos elétricos, é peça chave para as ambições de crescimento global do CEO da montadora Elon Musk. Em 2020, a Tesla vendeu 30% de seu total global no país. Buscando amenizar as preocupações com a segurança, a Tesla disse em sua página de mídia social chinesa na última quarta-feira, 7, que as câmeras não são ativadas fora da América do Norte. 

E é nesse campo de batalha dos veículos elétricos que duas gigantes da tecnologia chinesa têm pretensões de disputar: Xiaomi e a Huawei

Nesta última semana a Huawei e a montadora chinesa Arcfox anunciaram o primeiro carro elétrico com um conjunto completo de recursos de direção autônoma. O carro será lançado oficialmente em 17 de abril.

Ao reunir todos esses componentes, o veículo é capaz de direção autônoma de nível 3, de acordo com uma postagem do WeChat feita pelo parceiro BAIC BluePark New Energy Technology, proprietário da Arcfox e fabricante líder de veículos elétricos na China. 

Ao contrário da concorrente Xiaomi, que recentemente revelou que está trabalhando em seu próprio carro elétrico, a Huawei não tem intenção de fazer um carro inteligente com sua própria marca, reafirmou o presidente rotativo da empresa Ken Hu Houkun na semana passada.

Para saber todos os detalhes dessa história e também sobre o Facebook, que afirmou que mais de 500 milhões de dados hackeados de usuários são anteriores a setembro de 2019 e que não planeja notificar os afetados pelo vazamento, assista abaixo ao Terra Bytes desta semana.

Huawei e Xiaomi desafiam Tesla no mercado automotivo:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade