PUBLICIDADE

Compras tecnológicas: saiba como escolher o seu SSD

Velocidade de escrita e leitura e outras características técnicas devem ser observadas na hora de comprar uma unidade de estado sólido

6 out 2014 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A Kingston disponibiliza em seu site a ferramenta Configurador de Memória Online para encontrar o SSD compatível com sua máquina.</p>
A Kingston disponibiliza em seu site a ferramenta Configurador de Memória Online para encontrar o SSD compatível com sua máquina.
Foto: Kingston / Divulgação

Comprar um SSD (Solid-State Drive, ou Unidades de Estado Sólido) pode ser uma boa opção de upgrade para o seu computador. Dependendo do seu uso, a máquina se tornará mais rápida.

Porém é preciso ficar atento na hora de comprar uma unidade de estado sólido. A pouca informação do produto, e a diferença de preço quando comparado a um disco rígido tradicional, podem assustar alguns consumidores. Para não errar na compra, o ideal é observar velocidade de escrita e leitura, quantidade de operações de entrada e saída por segundo (IOPS) e quantos terabytes podem ser escritos (TBW). Há SSDs com especificações mais ou menos elevadas em relação a esses aspectos, o que pode influenciar o preço.

Além destes, outros pontos devem ser considerados na hora de comprar um SSD. Confira.

Saiba os cuidados que você deve tomar com o seu SSD

Upgrade é opção econômica para aumentar velocidade do PC

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento está diretamente ligada ao uso que o usuário faz do computador. É importante verificar a quantidade de dados que se utiliza antes de comprar um modelo com pouca capacidade, só para economizar no preço.

“Primeiramente, é necessário analisar o tamanho do sistema operacional com os arquivos e programas instalados” explica Leonardo Lucio, analista de suporte técnico do Grupo de Recursos Tecnológicos da fabricante de componentes de informática Kingston. “Depois, é preciso observar as intenções futuras do usuário em relação a armazenar mais documentos e instalar mais aplicativos. Fazendo essa analise, o usuário consegue mensurar o tamanho ideal do SSD que precisa.”

Velocidade

Os SSDs levam vantagem sobre os HDs por não possuírem partes mecânicas, oferecendo uma velocidade de dados bem maior. Porém, a velocidade de transferência está relacionada ao preço.

Não adianta trocar o SSD se o restante da máquina tiver problemas. O usuário não verá os benefícios dos drivers sólidos se a placa de vídeo estiver fraca, por exemplo. A percepção de velocidade dos SSDs também está ligada com a vida útil e a confiabilidade do computador como um todo.

Compatibilidade

Na hora de comprar um SSD, é preciso ficar atento nas especificações técnicas e entendê-las. Geralmente, os SSDs possuem interfaces Sata, MSata, MicroSata e M.2. Para não errar a compatibilidade, verifique a porta do seu PC.

Seu tamanho e espessura também podem variar. “Para saber o tamanho compatível com seu notebook, é necessário obter informações através da documentação do equipamento ou site do fabricante”, sugere Leonardo. No caso dos produtos da Kingston, a fabricante disponibiliza no site a ferramenta “Configurador Online”, para encontrar o SSD compatível com a máquina.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade
Publicidade