PUBLICIDADE

Infosys cria rede de financiamento de comércio baseada em blockchain com 7 bancos

16 mai 2018 - 15h33
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A indiana Infosys criou uma rede de financiamento comercial baseada em blockchain com sete bancos privados para aumentar a segurança e a eficiência no setor bancário, ao mesmo tempo em que amplia a oferta de produtos.

REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
REUTERS/Abhishek N. Chinnappa
Foto: Reuters

O segundo maior exportador indiano de serviços de software, cujo software Finacle controla as principais funções da maioria dos credores indianos, negocia incluir mais bancos domésticos e estrangeiros na rede, disseram executivos sêniors da empresa à Reuters nesta quarta-feira.

A tecnologia blockchain permite que todas as etapas das transações sejam compartilhadas com segurança entre os membros da rede, diferentes do sistema em que cada banco trabalha de forma independente, o que é mais caro e eleva a chances de erro.

Poucos dias antes, o HSBC anunciou que fez a primeira transação de trade finance do mundo usando uma plataforma blockchain, num esforço para aumentar a eficiência no segmento trilionário de trade finance.

A Infosys está montando sua rede de financiamento comercial em um setor bancário assolado por uma fraude de mais de 2 bilhões de dólares no segundo maior banco estatal, o Punjab National Bank, supostamente realizada por dois grupos de joalheiros com a ajuda de funcionários desonestos de bancos.

Os joalheiros foram acusados de levantar crédito das filiais dos bancos indianos usando garantias falsas de financiamento comercial fornecidas pela equipe do PNB em Mumbai, que não lançou as garantias no sistema do banco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade