PUBLICIDADE

Índia questiona operadoras sobre bloqueio de Facebook e WhatsApp

País asiático conviveu recentemente com uma onda de linchamentos por causa da disseminação de notícias falsas; governo local questionou empresas se prática é possível

7 ago 2018 - 14h32
Compartilhar
Exibir comentários

O governo indiano está considerando a possibilidade de bloquear aplicativos como Facebook e WhatsApp em caso de uso indevido das plataformas. O país, que conviveu recentemente com uma onda de linchamentos por causa da disseminação de notícias falsas, enviou uma solicitação sobre o tema, considerando possibilidades técnicas, às operadoras locais. A informação é da agência de notícias Reuters, que teve acesso ao documento em que consta o pedido.

Nos últimos meses, a Índia intensificou os seus esforços para pressionar aplicativos que disseminam informações, depois que foram descobertos casos de uso das redes sociais para espalhar rumores no país. A principal plataforma que está na mira dos reguladores indianos é o WhatsApp - aplicativo responsabilizado pela onda de linchamentos. O WhatsApp é bem forte por lá: só na Índia, ele tem 200 milhões de usuários. É o maior mercado do aplicativo de mensagens no mundo.

O Facebook, que controla o WhatsApp e o Instagram, não comentou a questão. Segundo uma fonte do departamento de telecomunicações da Índia, o objetivo do documento é encontrar formas de bloquear os aplicativos em "situações emergenciais". "Há uma necessidade de uma boa solução para proteger a segurança nacional", disse.

Resposta. O WhatsApp está tomando medidas para evitar que o aplicativo espalhe notícias falsas. No início de julho, a empresa anunciou que oferecerá bolsas de estudo para pesquisadores que se dediquem a entender a circulação de boatos dentro do aplicativo. Além disso, o WhatsApp afirmou que vai testar limitar a quantidade de vezes que um usuário pode encaminhar uma mesma mensagem na plataforma -- uma ação, que segundo a empresa, vai ajudar a combater as fake news.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade