PUBLICIDADE

Huawei anuncia novas antenas 5G antes de acelerar atualizações de rede na China

16 out 2019 - 13h31
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Huawei lançou nesta quarta-feira uma nova geração de antenas para telefonia móvel 5G, antecipando uma aceleração no ritmo de atualizações de rede das operadoras da China.

30/03/2019. REUTERS/Dado Ruvic
30/03/2019. REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

A Huawei foi pioneira no desenvolvimento das chamadas antenas Massive MIMO - ou múltiplas entradas e saídas - que apresentam múltiplos conjuntos de transmissores e receptores para atenderem vários serviços móveis de quinta geração.

As antenas podem atingir velocidades de dados ultrarrápidas rastreando diretamente usuários de smartphones próximos, ao contrário de antenas 'passivas' anteriores que se comunicam de maneira mais geral - e menos eficiente - com seu ambiente.

A terceira geração de antenas Massive MIMO da Huawei, apresentada em um evento em Zurique, duplicou a largura de banda para 400 Megahertz e aumentou a potência de saída para 320 Watts, possibilitando expandir a cobertura nas frequências de banda média que muitos países destinaram para serviços 5G.

Elas também pesarão menos e usarão menos energia do que as gerações anteriores, disse o chefe de negócios sem fio da Huawei, Edward Deng, em uma apresentação.

"Ela eliminará as barreiras à implantação global em todos os cenários e se tornará um novo padrão para impulsionar a implantação de redes 5G em larga escala", disse Deng. As antenas contêm chips de 7 nanômetros - colocando-os na vanguarda da tecnologia de semicondutores.

A Huawei está incorporando as novas antenas 5G em sua estação rádio-base Blade AAU, um pacote que economiza espaço e inclui uma antena passiva. Isso permitirá que as operadoras economizem espaço e executem todas as suas redes em uma única instalação.

A fabricante chinesa realizará duas rodadas de licitações para alugar estações base às operadoras chinesas, sendo a primeira ainda este ano, para ajudá-las a gerenciar o enorme desafio logístico e financeiro de conectar o mercado de 1,4 bilhão de pessoas.

"Estamos tentando facilitar a vida das operadoras chinesas no processo de transição para o 5G", disse Deng a jornalistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade