PUBLICIDADE

Vendas em 2009 podem marcar início da "era dos netbooks"

28 jan 2009 - 13h42
(atualizado às 14h47)
Compartilhar

A empresa de análises de mercado ABI Research prevê que 2009 marcará o início da "era do netbook", com uma estimativa de que 35 milhões de unidades sejam vendidas nesse ano, noticiou o site Digital Trends.

As vendas de netbooks podem chegara 35 milhões de unidades em 2009
As vendas de netbooks podem chegara 35 milhões de unidades em 2009
Foto: AP

» Netbooks assumem posição central na CES

» PCs menores preocupam indústria

» Netbooks canibalizam mercado de laptops e desktops

» Fórum: opine sobre netbooks

De acordo com a ABI Research, o motivo no crescimento acelerado nas vendas seria o fato de que celulares, smartphones e os chamados MIDs (dispositivos móveis de internet) não serem o equipamento ideal para prover todas as necessidades do dia-a-dia.

"Quando as funcionalidades do PDA se uniram ao celular, muitos esperavam que os smartphones se tornassem o agregador de todas as informações e comunicação para profissionais que se locomovem muito. Hoje, com um melhor entendimento do que um smartphone é, percebe-se que ele não é, e talvez nunca seja, esse equipamento. Aliado à inutilidade dos UMPCs, o mercado permanece aberto para novos tipos de dispositivos", declarou Kevin Burden, presidente da ABI, ao site TG Daily.

E é aí que entram os netbooks, maiores do que um smartphone, mais baratos que um UMPC e, segundo a ABI, tão ou mais prático do que os dois. Por causa disso, a empresa ainda ressalta ser possível que esse estouro de vendas continue nos anos seguintes, com números que podem chegar às 139 milhões de unidades em 2013.

O documento que contém todas as informações da previsão pode ser encontrado (em inglês) no site da ABI pelo atalho tinyurl.com/abiresearch.

Fonte: Magnet
Compartilhar
Publicidade