PUBLICIDADE

Nasa paga US$ 125 mil para criação de impressora 3D de comida

Pesquisa pretende criar impressora capaz de imprimir comida para astronautas em missões de longa distância. Tanto o hardware quanto o software serão abertos

21 mai 2013 - 09h54
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Em um estágio inicial de pesquisa, impressora foi capaz de imprimir chocolate
Em um estágio inicial de pesquisa, impressora foi capaz de imprimir chocolate
Foto: Reprodução

A agência espacial americana está financiando um projeto para a criação de um protótipo de impressora 3D capaz de criar comida. O engenheiro mecânico Anjan Contractor recebeu uma doação de US$ 125 mil da Nasa, que espera que a impressora 3D possa criar alimentos para os astronautas em viagens espaciais de longa distância. As informações são do site The Verge.

O criador do projeto, no entanto, não pretende que sua criação se limite a imprimir comida para astronautas. O software da impressora será aberto, e o hardware é baseado no código-fonte também livre da impressora 3D RepRap Mendel. O projeto poderia resolver a crescente escassez de alimentos em todo o mundo através da redução dos resíduos.

A impressora usa cartuchos com pó para fabricar a comida. Através da combinação desses cartuchos, uma ampla gama de alimentos poderia ser criado pela impressora. Cada cartucho poderia ter uma validade de 30 anos, o que permitiria viagens espaciais de longa distância.

O engenheiro já provou que seu sistema funciona em um nível básico de impressão de chocolate. O próximo passo da pesquisa é tentar imprimir uma pizza. A impressora vai criar uma primeira camada de massa e depois, com uma mistura de tomate em pó, água e óleo, irá imprimir o molho. A cobertura será uma "camada de proteína".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade