PUBLICIDADE

Estudantes criam sorvete de verdade com impressora 3D

Máquina criada por alunos do MIT pode produzir sorvetes em diversos formatos

17 jul 2014 - 18h54
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Impressora 3D cria sorvete em formato de estrela:

Três estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) montaram uma impressora 3D capaz de produzir sorvete em qualquer formato, segundo informações do The Guardian. Como parte do trabalho de graduação, Kyle Hounsell, Kristine Bunker e David Donghyun Kim desenvolveram uma versão modificada de um impressora 3D existente conectada a uma máquina de sorvete.

“Primeiro, tivemos que imprimir em um ambiente refrigerado para que o sorvete segurasse seu formato uma vez que fosse impresso”, explicaram os estudantes. “Compramos um pequeno freezer grande o suficiente para colocar a impressora dentro e permitir o volume completo da criação que planejamos”, completaram.

Os alunos construíram um sistema de refrigeração usando nitrogênio líquido para fixar o sorvete no lugar conforme ele é esguichado do bico da impressora na forma desejada. O resfriamento instantâneo permite que a impressora construa camadas de sorvete, da mesma forma que uma impressora 3D faz com plástico.

Também foi necessário equilibrar a precisão e resolução de impressão da máquina para que fosse possível criar formatos diferentes com uma certa velocidade. Normalmente, as impressoras 3D tradicionais podem levar bastante tempo para imprimir um objeto, dependendo do seu tamanho.

O objetivo dos estudantes é que a máquina crie sorvetes em 15 minutos, e eles imaginam que é possível comercializar a peça, uma vez que ela for aprimorada. No futuro, consumidores poderão ir a uma sorveteria e criar qualquer formato de sorvete desejado.

Aprenda a fazer a manutenção de computadores Aprenda a fazer a manutenção de computadores

Saiba como montar e consertar computadores, instalar placas, hardwares e softwares e muito mais. Curso com certificado do MEC, comece agora mesmo!

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade