PUBLICIDADE

Hackers usam 'Je Suis Charlie' para fazer ataques a PCs

19 jan 2015 - 11h44
(atualizado em 20/1/2015 às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O malware utilizado no ataque é o DarkComet RAT; também conhecido como Fynlonski</p>
O malware utilizado no ataque é o DarkComet RAT; também conhecido como Fynlonski
Foto: Blue Coat / Divulgação

Os hackers estão usando uma mensagem com a inscrição “Je Suis Charlie” (na tradução livre do francês, ‘Eu Sou Charlie) para atacar pessoas computadores de usuários comuns.

A empresa de tecnologia Blue Coat encontrou o malware atrelado a frase que tornou-se viral, após o ataque de extremistas a redação do jornal francês Charlie Hebdo.

Esta mensagem mostra uma foto de um bebê recém-nascido usando uma pulseira de berçário com a inscrição “Je Suis Charlie”. Ao clicar na imagem, o malware envia uma falsa mensagem de erro em francês para enganar o usuário - fazendo a pessoa pensar que abriu uma versão do Microsoft Movie Maker.

<p>A mensagem mostra uma foto de um bebê recém-nascido usando uma pulseira de berçário com a inscrição Je Suis Charlie</p>
A mensagem mostra uma foto de um bebê recém-nascido usando uma pulseira de berçário com a inscrição Je Suis Charlie
Foto: Blue Coat / Divulgação

Para a empresa de segurança, o uso da mensagem de erro em francês mostra que o ataque cibernético é destinado aos franceses.

O malware utilizado no ataque é o DarkComet RAT. Também conhecido como Fynlonski, esse programa atua como uma ferramenta remota gratuita. Sua facilidade de uso permite a todos os tipos cibercriminosos (dos iniciantes aos ativistas) utilizá-lo.

As autoridades francesas já foram alertadas sobre o DarkCometRAT.

Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste! Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste!

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade