PUBLICIDADE

Groupon pagará US$57 mi para encerrar disputa de patentes com a IBM

1 out 2018 - 15h39
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O marketplace Groupon disse nesta segunda-feira disse que pagará 57 milhões de dólares à IBM para resolver uma disputa judicial de propriedade intelectual.

Logo da IBM
27/06/2018
REUTERS/Brendan McDermid
Logo da IBM 27/06/2018 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

A ação da IBM, aberta na Justiça norte-americana em 2016, alegou que o Groupon usou sua tecnologia patenteada de comércio eletrônico sem autorização.

Um júri decidiu em favor da IBM em julho, ordenando que o Groupon pagasse 83 milhões de dólares em danos.

William Lafontaine, gerente geral de propriedade intelectual da IBM, disse que o acordo com o Groupon demonstra o valor da propriedade intelectual que deriva de seu investimento anual de mais de 5 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.

O acerto entre as empresas também incluiu um contrato de licença cruzada de patente de longo prazo entre as empresas.

Bill Roberts, vice-presidente de comunicações globais do Groupon, disse em comunicado que a licença que adquiriu para o portfólio de patentes da IBM "permitirá ao Groupon continuar a fabricar produtos incríveis para consumidores e pequenas empresas em todo o mundo".

No julgamento, a IBM pediu ao júri indenização de 167 milhões de dólares por danos, dizendo que desenvolveu uma tecnologia amplamente licenciada para o desenvolvimento da internet.

O caso foi observado de perto no setor de tecnologia porque dá um vislumbre dos esforços da IBM para licenciar seu grande portfólio de patentes para outras empresas.

Um executivo de licenciamento da IBM testemunhou que Amazon, Facebook, Google, LinkedIn e Twitter pagam individualmente de 20 milhões a 50 milhões de dólares pelo acesso ao portfólio de patentes da IBM.

Em 2017, a IBM gerou cerca de 1,2 bilhão de dólares em receita de suas atividades de licenciamento.

Durante o julgamento, o advogado do Groupon disse que a IBM usa patentes antiquadas para tirar dinheiro de outras empresas de tecnologia com ameaças de litígio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade