PUBLICIDADE

Governo brasileiro e Qualcomm fecham acordo para smartphones

8 mai 2014 - 17h11
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa americana Qualcomm assinou nesta quinta-feira dois memorandos de entendimento com o governo brasileiro para reduzir o déficit comercial do Brasil no setor de semicondutores e iniciar a validação de uma nova tecnologia de produção de smartphones no País.

Um dos memorandos pretende validar e fabricar uma inovadora tecnologia de produção de smartphones em colaboração com empresas do setor que possuem fábricas no Brasil.

O presidente da Qualcomm na América Latina, Rafael Steinhauser, não quis dar mais detalhes sobre a inovação, mas observou que ela deve impactar o tamanho, a velocidade, o custo e a performance dos smartphones e já foi desenvolvida.

A expectativa é que a validação comercial da tecnologia ocorra ainda este ano e o produto seja vendido no início de 2015, segundo o secretário-executivo do ministério do Desenvolvimento, Ricardo Schaefer.

Duas empresas do setor que possuem fábricas no Brasil já foram escolhidas pela companhia americana para testar a tecnologia, mas o secretário não pôde dar mais detalhes, por razões concorrenciais.

O secretário disse também que um grupo de trabalho entre o Ministério do Desenvolvimento e a multinacional será criado para definir metas e objetivos para a inserção do Brasil na cadeia de produção global, para atrair investimentos e diminuir o déficit comercial do setor, que chega a US$ 12 bilhões ao ano, de acordo com Schaefer.

"A Qualcomm vai nos ajudar a definir quais são nossos alvos dentro dessa cadeia no País e as condições que precisamos criar para que esses investimentos venham efetivamente", disse o secretário.

Apesar da cooperação com o governo brasileiro, não haverá transferência de tecnologia às empresas brasileiras, já que a Qualcomm não possui fábricas. "Não fabricamos... encontramos e desenhamos redes de parcerias", acrescentou Steinhauser.

<a href="http://tecnologia.terra.com.br/celular/celulares/">veja o infogr&amp;aacute;fico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade