PUBLICIDADE

Google investe US$ 550 milhões em site de comércio eletrônico chinês

A gigante de tecnologia fez um aporte na JD.com que prevê ainda vantagens para a empresa chinesa no serviço de compras do Google

18 jun 2018 - 11h58
(atualizado às 12h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O gigante das buscas Google investiu US$ 550 milhões na gigante chinesa de comércio eletrônico JD.com. O investimento é visto como parte dos esforços da gigante americana de expandir sua presença no mercado asiático e disputar com rivais de tecnologia e varejo como a Amazon.com.

O investimento faz parte de uma parceria ampla que inclui a oferta de produtos JD.com no Google Shopping, carrossel que mostra produtos à venda no topo das buscas. Isso vai ajudar a chinesa conseguirá expandir suas vendas para além do país de origem e do Sudeste Asiático, conquistando regiões importantes para o e-commerce como Estados Unidos e Europa.

O acordo prevê que o Google receba 27,1 milhões de ações ordinárias do JD.com. Isso dará a eles menos de 1% de participação na JD, disse um porta-voz da empresa chinesa.

Para o JD.com, a parceira com o Google é um sinal de determinação da empresa chinesa em construir um conjunto de alianças globais para combater a rival Alibaba. A gigante de tecnologia chinesa tem como um dos grandes investidores o Grupo SoftBank, do Japão.

"Esta parceria com o Google abre uma ampla gama de possibilidades para oferecer uma nova experiência de varejo aos consumidores em todo o mundo", disse Jianwen Liao, diretor de estratégia da JD.com, em um comunicado.

As duas empresas disseram que, inicialmente, o acordo não prevê aumento da participação direta do Google na China, onde os principais serviços da empresa são bloqueados. O buscador, o principal serviço da empresa, por exemplo, não funciona no país porque a empresa se recusou a censurar alguns resultados da pesquisa, uma exigência do governo local.

O aporte feito na JD.com não é o primeiro investimento do Google na Ásia. Recentemente, a gigante comprou uma participação na empresa da Indonésia Go-Jek e fontes confirmaram à agência de notícias Reuters que a companhia estuda investir na empresa indiana de comércio eletrônico, Flipkart. O Google não quis comentar.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade