0

Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android

Migrar para um novo celular com Android pode ficar mais fácil com o recurso do Google para priorizar apps importantes

25 nov 2020
21h07
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Trocar de celular e migrar todos os aplicativos de um Android antigo para o novo pode ser extremamente trabalhoso - mas não por muito tempo, se depender da vontade do Google. A empresa estaria trabalhando para acelerar a instalação em massa de apps por meio do recurso "Dicas de Instalação".

Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)
Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)
Foto: Tecnoblog

A informação foi encontrada pelo desenvolvedor luca020400 e divulgada pelo XDA Developers nesta quarta-feira (25). De acordo com a descoberta, a função poderá permitir que lojas de aplicativos, como a Google Play Store, decidam qual filtro de compilador para dex2oat usar ao instalar apps em massa - como acontece durante a configuração de um novo aparelho ou após uma restauração.

O que se sabe até o momento é que o recurso deve utilizar quatro filtros diferentes para identificar o tipo de instalação: "Default" (padrão), "Fast" (rápido), "Bulk_Critical" (em massa, crítico) ou "Bulk_Non_Critical" (em massa, não crítico).

Desse modo, em um cenário de restauração, por exemplo, a loja poderia emitir a sinalização "Bulk_Critical" para que aplicativos mais importantes sejam instalados rapidamente. Em compensação, a primeira execução poderia sofrer com falta de otimização - algo que poderia ser realizado posteriormente, quando o app em questão fosse atualizado de forma individual.

Priorizando aplicativos importantes

A expectativa é de que a Play Store possa definir automaticamente quais aplicativos são mais importantes para você de acordo com o histórico de instalação e uso dos softwares associados à sua conta Google.

A loja também poderia prever alguns apps necessários, como os relacionados à fabricante do seu novo smartphone, e priorizá-los na hora da restauração ou instalação em massa.

Ainda não há confirmação de quando o novo recurso chegará ao Android, ou se novos ajustes ainda serão implementados ao código. É possível que vejamos algo relacionado a essa novidade com a chegada da próxima grande atualização do sistema, o Android 12.

Com informações: XDA Developers

Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android

Veja também:

Como a Tesla fez de Musk a 2ª pessoa mais rica do mundo
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade