PUBLICIDADE

Google planeja versão censurada de site de busca na China, diz The Intercept

1 ago 2018 - 13h40
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google, da Alphabet, está planejando uma versão censurada de seu mecanismo de busca para a China que irá bloquear sites e certos termos de pesquisa, informou o The Intercept nesta quarta-feira, citando documentos e funcionários do Google familiarizados com o assunto.

Logo do Google durante cúpula de tecnologia em Paris, França
25/05/2018 REUTERS/Charles Platiau
Logo do Google durante cúpula de tecnologia em Paris, França 25/05/2018 REUTERS/Charles Platiau
Foto: Reuters

O projeto é um código chamado "Dragonfly" e está em andamento desde o segundo semestre de 2017, segundo o site de notícias.

O progresso no projeto aumentou após uma reunião em dezembro entre o presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, e um alto funcionário do governo chinês, acrescentou o The Intercept.

Os termos de pesquisa sobre direitos humanos, democracia, religião e protestos pacíficos estarão entre as palavras na lista negra do site de busca, que, segundo o The Intercept, já havia sido demonstrado ao governo chinês.

A versão final pode ser lançada em seis a nove meses, dependendo do aval das autoridades chinesas, disse o site.

O Google se recusou a comentar sobre detalhes mencionados pelo The Intercept, mas observou que lançou vários aplicativos no país e trabalha com desenvolvedores locais como parte da manutenção de sua presença na China.

O principal regulador de internet chinês, o Cyberspace Administration of China, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

O serviço de busca do Google está bloqueado na China, juntamente com sua plataforma de vídeos YouTube, mas a empresa vem tentando fazer novas incursões na China.

Em janeiro, o mecanismo de busca se juntou a um investimento na plataforma chinesa Chushou e, no início deste mês, lançou um jogo de inteligência artificial no WeChat, rede social da Tencent.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade