PUBLICIDADE

Google pagará 1 bi de euros na França para resolver investigação de fraude fiscal

12 set 2019 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

O Google aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos, acordo que pode criar um precedente legal para outras grandes empresas de tecnologia no país.

Letras que formam a palavra Alphabet, nome da dona do Google, foto feita em Paris, França. 11/8/2015. REUTERS/Pascal Rossignol
Letras que formam a palavra Alphabet, nome da dona do Google, foto feita em Paris, França. 11/8/2015. REUTERS/Pascal Rossignol
Foto: Reuters

Investigadores franceses têm procurado determinar se o Google, cuja sede europeia é em Dublin, deixou de pagar dívidas, evitando declarar parte de suas atividades no país.

O acordo inclui uma multa de 500 milhões de euros e impostos adicionais de 465 milhões de euros, afirmou o Google.

O Google paga poucos impostos na maioria dos países europeus porque registra quase todas as vendas na Irlanda. Isso é possível graças a uma brecha no direito tributário, mas depende da equipe de Dublin concluir todos os contratos de vendas.

"(O acordo permite) resolver de uma vez por todas essas disputas passadas", disse Antonin Levy, um dos advogados do Google, em audiência no tribunal de Paris.

O pagamento é inferior aos 1,6 bilhões de euros que o ministério das finanças queria do Google após os escritórios da empresa em Paris serem vasculhados em 2016. Na época, o ministério havia descartado fechar um acordo com a empresa.

A França pressionou fortemente por um imposto digital para os membros da União Europeia, mas enfrentou resistência da Irlanda, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

O governo francês acabou por impor seu próprio imposto unilateral, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar impor um imposto retaliatório sobre o vinho francês.

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAP

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade